Com referência às estruturas linguísticas empregadas no text...
Na linha 31, a preposição "de" empregada antes de "que" é exigência sintática da forma verbal "dispõe"; portanto, sua retirada implicaria prejuízo à correção gramatical do período.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (29)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sim, sua retirada implicaria prejuízo à correção gramatical, visto que o verbo dispor rege preposição DE, quem dispõe, dispõe DE algo.
Correto.
Ora, o verbo "dispor" é transitivo indireto, pede a preposição "de" e, portanto, esta é indispensável para a perfeita correção gramatical. Retirando-a, teríamos um verbo transitivo indireto sem a preposição que lhe é característica e, portanto, cairíamos em inexorável incorreção no padrão culto da língua.
Bons estudos a todos! :-)
Não sei quanto a vocês se estão conseguindo visualizar o texto porque eu não estou conseguindo ve-lo para saber qual o significado do verbo "dispor".
Se significar "colocar em ordem " "organizar" etc. o verbo são necessita da preposição "de". Se significar "possuir" "usufruir de" aí sim se faz necessario a preposição "de".
Item CORRETO, pois o pronome relativo QUE se sujeita à regência do verbo subordinado, sendo assim, antes do relativo QUE é necessário o emprego da preposição que complementa o sentido do verbo.
Portanto, para o nosso caso, como o verbo dispor demanda da preposição DE para complementar seu sentido, sua retirada implicaria prejuízo à correção gramatical do período.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo