Numa sociedade globalizada como a atual a interação entre a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2018 - IF-TO - Assistente de Aluno |
Q959471 Psicologia
Numa sociedade globalizada como a atual a interação entre as realidades locais e global marca os processos identitários, inclusive da juventude. Analisando a construção identitária da juventude contemporânea, assinale a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

A alternativa A é a correta porque reflete uma das principais características da juventude contemporânea na sociedade globalizada: o incentivo ao individualismo e ao consumismo. Esse comportamento é amplamente impulsionado pela publicidade, que promove o consumo em larga escala de bens materiais e simbólicos. Em um mundo conectado, os jovens são constantemente expostos a campanhas publicitárias que associam felicidade e sucesso ao consumo, o que acaba moldando suas identidades e comportamentos.

Vamos analisar as outras alternativas para entender por que estão incorretas:

B - A alternativa B está incorreta porque, embora existam movimentos juvenis que promovem a agregação social e a valorização de princípios éticos e morais, isso não é uma característica predominante da juventude atual em um contexto globalizado. A ênfase maior está no consumismo e na individualidade, em detrimento dos valores comunitários.

C - A alternativa C também está incorreta. Embora existam subculturas juvenis que contestam os valores do consumismo e do individualismo, elas representam uma minoria. A maioria dos jovens tende a ser mais influenciada pelos valores do sistema capitalista, que promove o consumo e o individualismo.

D - A alternativa D é errada porque a identidade da juventude está sim fortemente relacionada ao contexto sociocultural em que vive. O ambiente cultural, social e econômico influencia diretamente a construção da identidade dos jovens, moldando suas crenças, valores e comportamentos.

E - A alternativa E está incorreta porque a desigualdade social continua a ser uma marca significativa nas condições de vida da juventude. As oportunidades de acesso a recursos como educação de qualidade, saúde e lazer ainda são desiguais, afetando diretamente o desenvolvimento e as perspectivas dos jovens.

Para resolver questões como esta, é essencial compreender que a construção identitária da juventude é influenciada por múltiplos fatores, incluindo a publicidade e o consumismo. A globalização intensifica essas influências, tornando-as mais presentes no dia a dia dos jovens.

Espero que esta explicação tenha sido clara e ajude você a entender melhor o tema da construção identitária da juventude na sociedade globalizada. Caso tenha mais dúvidas, estarei à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O consumo desempenha hoje um papel central na vida dos jovens, uma vez que estes usam os padrões de consumo para definir a sua identidade e para integrar-se nos diversos grupos sociais. O consumo não é apenas um ato econômico, é, também, um ato social que reflete hábitos, costumes sistemas de valores, etc. São muito os fatores que influenciam o consumo. Estes fatores podem ser econômicos e sociais. A mídia trabalha para que a sua produção de imagens chegue ao indivíduo de maneira que legitime e afirme não só o consumo, mas também os modos de sociabilidade - uma espécie de orientação sobre como viver e se relacionar em sociedade nelas inseridos. Sabe-se que a mídia em geral tem um papel importante no comportamento de consumo das pessoas e o poder que ela tem de influenciar a massa, muda hábitos de consumo, cria novos públicos, novos ídolos, novos produtos e de um dia para outro pode acabar com tudo isso, criando uma situação totalmente diferente da anterior. Para isso, a mídia ensina o que, onde, quando e como consumir. A força da mídia parece ser incontestável e, com isso, sua presença no cotidiano ganha "raízes". E é essa força que parece estar escrevendo as linhas da história da nossa sociedade.

Fonte:

A fonte do Tiago foi essa: https://psicologado.com.br/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/juventude-e-consumo-a-influencia-exacerbada-da-midia

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo