Se a avaliação periódica feita em um passivo contingente de...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra C.
Segundo CPC 25
(PRO)vável = reconhece provisão e menciona em N.Explicativas
(PO)ssível = NÃO reconhece provisão e menciona em N.Explicativas
(R)emota = NÃO FAZ NADA.
Por que a D está errada?
Tenho em minhas anotações que PROVISÃO:
reconhecimento no BP, se chance de perda >50% + evidenciação em NE.
Ao meu ver essa questão tem que ser anulada. Pois quando uma provisão é PROVÁVEL, deve-se reconhecer nas demonstrações e também mencionar em notas explicativas. Ou seja, tanto a alternativa C e D estão corretas.
Caiu igual no TJ/PA 2020.
(CEBRASPE/TJ-PA/Analista Judiciário - Ciências Contábeis/2020) Caso a saída de recursos que incorporam benefícios econômicos ou potencial de serviços de um passivo contingente se torne provável,
a) uma nota explicativa deverá ser divulgada nas demonstrações contábeis do período em que ocorreu a mudança na probabilidade
b) esses valores deverão ser registrados em contas de controle nas demonstrações contábeis do período em que ocorreu a mudança na probabilidade.
c) nada deverá ser feito, até que haja certeza sobre o valor necessário para a extinção da obrigação.
d) uma provisão deverá ser reconhecida nas demonstrações contábeis do período em que ocorreu a mudança na probabilidade.
e) nada deverá ser feito, até que haja certeza sobre o prazo para a extinção da obrigação.
Gab da questão TJ/PA 2020: D.
Sobre o gabarito dessa questão ser C e não D, acredito que seja porque a questão foi feita com base na literalidade do CPC 25. Realmente, a provisão também será reconhecida em NE, mas a letra C é mais correta diante da literalidade do CPC. Mtas vezes o CESPE pega os CPCs ou então o MCASP (no caso de cont pública), coloca o enunciado com base no que eles dizem, e a resposta certa é basicamente completar a literalidade do CPC ou do MCASP.
CPC 25: 30.
Os passivos contingentes podem desenvolver-se de maneira não inicialmente esperada. Por isso, são periodicamente avaliados para determinar se uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos se tornou provável. Se for provável que uma saída de benefícios econômicos futuros serão exigidos para um item previamente tratado como passivo contingente, A PROVISÃO DEVE SER RECONHECIDA NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO PERÍODO NO QUAL OCORRE A MUDANÇA NA ESTIMATIVA DA PROBABILIDADE (exceto em circunstâncias extremamente raras em que nenhuma estimativa suficientemente confiável possa ser feita).
fonte de onde vi a questão do tj/pa e a justificativa do cpc 25: estratégia
PROvável = PROvisão (BP e NE)
PoSSível = PaSSivo Continente (Só NE)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo