Avalie como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmações abai...
Avalie como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmações abaixo, que dizem respeito aos recursos de coesão presentes no texto.
( ) O conector “no entanto” (L.2) evidencia oposição de idéias, indicando que o passar do tempo não eliminou as causas determinantes das fronteiras entre pobres e ricos.
( ) Os numerais “primeiro” (L.4) e “segundo” (L.5) são formas referenciais que retomam “O outro” e “Espiral”, respectivamente.
( ) No fragmento: “O menino tem medo de quem, como o executivo, olha para ele com medo”, o referente do pronome pessoal “ele” é “o executivo”.
( ) A expressão “o pedinte” (L.15) se refere não ao “homem pobre que interpelou o executivo”, mas a outro indivíduo, referido, logo em seguida pelo termo “adversário”.
( ) O referente da expressão “deste ano” não é expresso dentro do texto, pois é contextual – o ano de 2018, data da edição do periódico em que consta o texto do jornalista.
A sequência que preenche CORRETAMENTE os parênteses está na alternativa:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
( v ) O conector “no entanto” (L.2) evidencia oposição de idéias, indicando que o passar do tempo não eliminou as causas determinantes das fronteiras entre pobres e ricos.
as coordenadas adversativas (mas, porem, contudo, todavia, entretanto, no entanto) indicam adversidade de ideias, oposição de pensamentos.
( v ) Os numerais “primeiro” (L.4) e “segundo” (L.5) são formas referenciais que retomam “O outro” e “Espiral”, respectivamente.
pode-se usar numerais ou pronomes demonstrativos para uma referenciação espacial dentro do texto, o uso dos numerais torna o texto mais "costurado", claro e evita a repetição de vocábulos
( f ) No fragmento: “O menino tem medo de quem, como o executivo, olha para ele com medo”, o referente do pronome pessoal “ele” é “o executivo”
o menino tem medo de quem olha para ele com medo. o referente é o próprio, não o executivo, afinal, nem faz sentido ele ter medo de uma pessoa que olha para o executivo com medo (???)
( f ) A expressão “o pedinte” (L.15) se refere não ao “homem pobre que interpelou o executivo”, mas a outro indivíduo, referido, logo em seguida pelo termo “adversário”.
pedinte retoma, de forma anafórica, o termo homem pobre que interpelou o executivo, faça a substituição "A seus olhos, aquele homem pobre era um inimigo"
( v ) O referente da expressão “deste ano” não é expresso dentro do texto, pois é contextual – o ano de 2018, data da edição do periódico em que consta o texto do jornalista.
bons estudos
"Ideias" não tem mais acento. Questão de língua portuguesa que deveria ser anulada.
Primeiro e segundo retoma Protagonistas e não aos nomes dos contos. Foi nisso que errei.
Os numerais “primeiro” (L.4) e “segundo” (L.5) são formas referenciais que retomam “O outro” e “Espiral”, respectivamente.
Ao meu ver, retoma os protagonistas das respectivas obras, e não a obra em si..
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo