Julgue o seguinte item, que tratam de fontes normativas, ban...
Julgue o seguinte item, que tratam de fontes normativas, bancos de dados e cadastros, práticas comerciais, proteção contratual e sanções administrativas no direito do consumidor, conforme a doutrina de referência, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Diante da identificação de um conflito aparente entre o CDC e
uma lei especial que regulamente área específica das relações
consumeristas, como a legislação que trata de planos de saúde
ou mensalidades escolares, deve ser utilizada a técnica do
diálogo de fontes para harmonizar a aplicação desses
diferentes diplomas legais à mesma relação jurídica.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Em harmonia com os ditames maiores do Estado Social de Direito, na tutela de sujeitos vulneráveis, assim
como de bens, interesses e direitos supraindividuais, ao administrador e ao juiz incumbe exercitar o diálogo das fontes, de modo a realizarem material e não apenas formalmente os objetivos cogentes, mesmo que implícitos, abonados pelo texto legal. Logo, interpretação e integração de preceitos legais e regulamentares de proteção do consumidor, codificados ou não, submetem-se a postulado hermenêutico de ordem pública segundo o qual,
em caso de dúvida ou lacuna, o entendimento administrativo e o judicial devem expressar o posicionamento mais favorável à real superação da vulnerabilidade ou mais condutivo à tutela efetiva dos bens, interesses e direitos em questão.
Em síntese, não pode "ser aceita interpretação que contradiga as diretrizes do próprio Código, baseado nos princípios do reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor e da facilitação de sua defesa em juízo." (REsp 1.243.887/PR, Rel. Ministro Luis Felipe Salomão, Corte Especial, DJe 12/12/2011). [...]
Confira-se também: "O mandamento constitucional de proteção do consumidor deve ser cumprido por todo o sistema jurídico, em diálogo de fontes, e não somente por intermédio do CDC." (REsp 1.009.591/RS, Rel. Ministra Nancy Andrighi, Terceira Turma, DJe 23/8/2010).
Alternativa: CERTA
No caso de um conflito aparente entre o CDC e uma lei especial que regulamente um setor específico das relações de consumo, a técnica adequada para solucionar a questão é o diálogo de fontes. Essa técnica busca harmonizar a aplicação dos diferentes diplomas legais à mesma relação jurídica, priorizando a norma que melhor atende aos princípios e objetivos específicos da área em questão.
Exemplo:
A Lei dos Planos de Saúde (Lei 9.656/98) estabelece regras específicas para a rescisão de contratos de planos de saúde, divergindo em alguns pontos do CDC. Em caso de conflito entre as normas, o diálogo de fontes indicaria a aplicação da Lei dos Planos de Saúde, por ser a norma especial que melhor atende às particularidades desse setor.
Ressalva:
É importante ressaltar que o diálogo de fontes não significa que a lei especial sempre prevalecerá sobre o CDC. A análise deve ser feita caso a caso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo