Os critérios para a escolha da fundação mais adequada para u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2371547 Engenharia Civil
Os critérios para a escolha da fundação mais adequada para uma determinada construção são: avaliar os esforços atuantes provenientes da edificação; identificar as características do solo onde serão executadas as fundações; e, conhecer os elementos estruturais que formam as fundações. O estudo das características do subsolo do terreno sobre o qual será executada a edificação pode ser realizado por meio da sondagem do terreno. As fundações superficiais ou rasas são elementos de fundação nos quais a carga é transmitida ao subsolo, predominantemente, pelas pressões distribuídas sobre a base do elemento de fundação, e nos quais a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Sobre fundações rasas, analise as afirmativas a seguir.

I. Em planta, sapatas isoladas e blocos não poderão apresentar dimensões menores que 0,60 m.
II. A profundidade da fundação não poderá ser inferior a 1,80 m nas divisas com terrenos vizinhos. Exceções poderão ser concedidas quando a fundação for assente sobre rocha ou nos casos de obras, cujas sapatas ou blocos tenham, em sua maioria, dimensões inferiores a 0,80 m.
III. A cota de apoio de uma fundação deve ser tal que assegure que a capacidade de suporte do solo de apoio não seja influenciada pelas variações sazonais de clima ou por alterações de umidade.
IV. Todas as partes de uma fundação rasa (direta ou superficial) que estejam em contato com o solo (sapatas, vigas de equilíbrio etc.) devem ser concretadas sobre um lastro de concreto não estrutural com, no mínimo, 5 cm de espessura. No caso de rocha, esse lastro deve servir para regularização da superfície e, portanto, pode ter espessura variável, observado, no entanto, o mínimo de 5 cm.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas