A respeito do emprego dos advérbios no texto, pode-se afirma...
A respeito do emprego dos advérbios no texto, pode-se afirmar que:
I- Em “Infelizmente, o que está acontecendo…” (L. 06), “infelizmente” está em relação com o período no qual se desenvolve o tópico temático – a abertura indiscriminada de faculdades –, servindo para imprimir subjetividade ao texto, ao revelar a postura de insatisfação do autor.
II- Em “Seguramente faltarão docentes qualificados...” ( L. 15) e “um complexo sistema de saúde, que precisa ser constantemente aprimorado” (L. 23), “seguramente” e “constantemente “são advérbios classificados tradicionalmente como de “modo”, mas trazem nuances, respectivamente, de avaliação e tempo/frequência.
III- Em “temos de entender que médicos devidamente qualificados são peças-chave”, “devidamente” é um advérbio de modo que se relaciona com o adjetivo “qualificados”.
É CORRETO o que se afirma em:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A
a) Infelizmente mostra a subjetividade do autor, ele está insatisfeito com a situação da abertura de novos cursos de medicina por vários motivos que ele expõe ao longo do texto
b) Na maioria dos casos sempre que termina em MENTE é um adverbio de modo, seguramente mostra sim um sentido de avaliação assim como constantemente mostra um sentido de tempo e frequência
c) "Qualificados devidamente" o adverbio está relacionado com o adjetivo.
GABARITO: LETRA A
I- Em “Infelizmente, o que está acontecendo…” (L. 06), “infelizmente” está em relação com o período no qual se desenvolve o tópico temático – a abertura indiscriminada de faculdades –, servindo para imprimir subjetividade ao texto, ao revelar a postura de insatisfação do autor. ------> correto, o autor exprime um tom subjetivo ao texto, deixando transparecer a sua opinião.
II- Em “Seguramente faltarão docentes qualificados...” ( L. 15) e “um complexo sistema de saúde, que precisa ser constantemente aprimorado” (L. 23), “seguramente” e “constantemente “são advérbios classificados tradicionalmente como de “modo”, mas trazem nuances, respectivamente, de avaliação e tempo/frequência. -------> advérbio com terminação -mente, imprimindo um tom de frequência -------> faltarão seguramente; constantemente aprimorado.
III- Em “temos de entender que médicos devidamente qualificados são peças-chave”, “devidamente” é um advérbio de modo que se relaciona com o adjetivo “qualificados”. ------> advérbio demonstrando o modo que eles devem estar qualificados.
Força, guerreiros(As)!!
DÚVIDA!!!!!!!
Na sentença I, o advérbio " infelizmente" está relacionado com o fragmento do texto da linha 6 :"...vai na contramão do melhor caminho..."
algum colega com argumento para me mostrar o contrário??????
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo