O estabelecimento de uma política de preservação digital com...
49 a 56.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (20)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - Certo
A questão aborda um aspecto importante da gestão de documentos digitais no âmbito do Arquivo Nacional, que é a necessidade de uma política de preservação digital com base legal sólida. Esse requisito é fundamental para garantir que os documentos digitais produzidos e recebidos por órgãos federais, como o Ministério da Saúde, sejam preservados de maneira adequada, mantendo sua autenticidade, integridade, confiabilidade e usabilidade ao longo do tempo.
No Brasil, o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) estabelece diretrizes para a gestão e a preservação de documentos arquivísticos digitais, inclusive quanto à transferência desses documentos ao Arquivo Nacional. O estabelecimento de uma política de preservação digital é uma exigência que está alinhada com a legislação arquivística nacional e as boas práticas internacionais em arquivologia e gestão de documentos.
A resposta está correta porque reflete o entendimento de que para o Arquivo Nacional receber documentos arquivísticos digitais de qualquer órgão, no caso o Ministério da Saúde, deve haver uma política de preservação digital estruturada e fundamentada legalmente. Essa política é essencial para assegurar que os documentos digitais permaneçam acessíveis e compreensíveis no futuro, independente das mudanças tecnológicas. Assim, a alternativa correta destaca a importância da existência de uma sustentação legal para a preservação digital, o que é um requisito para a transferência de custódia de documentos arquivísticos digitais para o Arquivo Nacional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESOLUÇÃO Nº 24, DE 3 DE AGOSTO DE 2006 do Conarq
Estabelece diretrizes para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas públicas.
Art. 3º - A instituição arquivística pública, na sua esfera de competência, deverá atender aos seguintes requisitos para o recebimento dos documentos arquivísticos digitais:
a) estabelecer política de preservação digital com sustentação legal, de maneira a possuir infra-estrutura organizacional, incluindo recursos humanos, tecnológicos e financeiros adequados, para receber, descrever, preservar e dar acesso aos documentos arquivísticos digitais sob sua guarda, garantindo o armazenamento e segurança de longo prazo, e
b) garantir a manutenção e atualização do ambiente tecnológico responsável pela preservação e acesso dos documentos arquivísticos digitais sob sua custódia, como softwares, hardwares, formatos de arquivo e mídias de armazenamento digital.
Q392332 - TCDF 2014
A instituição arquivística pública que recebe documentos arquivísticos digitais deve possuir uma política de preservação digital com sustentação legal. (gab: certo)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo