A estruturação de redes de comunicação envolve a escolha de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEASTER - PA
Q1189633 Redes de Computadores
A estruturação de redes de comunicação envolve a escolha de modelos e protocolos de comunicação, esquemas de endereçamento, funcionalidades de roteamento, controle das comunicações fim-a-fim, suporte às aplicações. Acerca desses modelos e protocolos, bem como dos protocolos voltados para as aplicações, incluindo a formatação de informações e as facilidades para programação de aplicações distribuídas, julgue o item que se segue.
A técnica de piggybacking em um protocolo consiste em o receptor enviar um pacote explícito de reconhecimento para cada pacote recebido. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E

A questão aborda a técnica de piggybacking em protocolos de rede. Vamos entender o que é piggybacking e por que a alternativa correta para essa questão é "Errado".

Piggybacking é uma técnica usada em protocolos de comunicação para melhorar a eficiência da transmissão de dados. Em vez de enviar um pacote de reconhecimento (ACK) separado para cada pacote de dados recebido, o receptor "anexa" o ACK ao próximo pacote de dados que ele precisa enviar de volta. Isso significa que o reconhecimento é embutido no fluxo de dados normal, reduzindo a quantidade de pacotes enviados na rede.

A alternativa apresenta um entendimento incorreto da técnica de piggybacking. Segundo o enunciado:
"A técnica de piggybacking em um protocolo consiste em o receptor enviar um pacote explícito de reconhecimento para cada pacote recebido."

Contudo, essa descrição está errada. Na verdade, piggybacking evita o envio de pacotes explícitos de reconhecimento para cada pacote recebido. Em vez disso, os reconhecimentos são enviados junto com os pacotes de dados quando houver dados para enviar na direção oposta.

Vamos visualizar um exemplo simplificado para fixar o conceito:

Imagine que duas máquinas, A e B, estão se comunicando. Máquina A envia um pacote de dados para Máquina B. Quando B recebe esse pacote, ela precisa enviar um ACK de volta. Se B também tiver dados para enviar para A, ela pode incluir o ACK no cabeçalho desse pacote de dados. Assim, em vez de enviar dois pacotes separados (um para dados e outro para reconhecimento), B envia apenas um pacote com ambos, economizando largura de banda e tempo.

Portanto, a alternativa está errada porque descreve um comportamento contrário ao propósito da técnica de piggybacking, que é justamente evitar o envio de pacotes explícitos de reconhecimento.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o conceito de piggybacking e como ele se aplica nos protocolos de rede.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É complicado essas questões sem um gabarito comentado!

In 2-way communication, whenever a frame is received, the receiver waits and DOESN'T send the control frame (ACK) back to the sender immediately.

The receiver waits until its network layer passes in the next data packet. The delayed ACK frame is then attached to this outgoing data frame.

This technique of TEMPORARILY DELAYING THE ACK so that it can be hooked with next outgoing data frame is known as piggybacking.

O piggybacking é utilizado para se referir a técnicas de  baseadas no conceito geral de inserir ou  uma determinada mensagem dentro de outra mensagem, a fim de reduzir o número total de mensagens a serem enviadas por atingir um determinado propósito. 

Muitos  exigem que o recebimento de uma determinada mensagem seja confirmado pelo destinatário, enviando uma mensagem  ( confirmação , "confirmação") ao remetente. Este ACK pode ser enviado imediatamente após o recebimento; entretanto, se o protocolo permitir trocas de mensagens subsequentes entre o remetente e o destinatário, o destinatário pode adiar o envio do ACK e incluí-lo na próxima mensagem enviada ao remetente. Neste caso podemos dizer que a mensagem enviada "carrega nas costas" (carrega consigo) o ACK referente à última recepção.

Este procedimento é muito adequado para redes  , mas não é muito eficiente em redes muito grandes, como a inter-rede global, pois causa um  elevado: por esta razão, o  adota o  para  interativos, e para receptores interativos o algoritmo de Clark, especialmente quando a velocidade de um dos dois nós é significativamente maior do que o nó do outro lado da comunicação.

Piggybacking é o retardamento temporário de um pacote para enviar as confirmações junto com o próximo quadro de dados.

"Em sistemas distribuídos, supõe-se que uma mensagem enviada por um nó chegue integralmente ao seu destino, e que a ordem dos pacotes de informação é preservada entre os dois nós num meio de comunicação ideal. Porém, perdas de pacotes e erros de comunicação ocorrem no meio de comunicação real e, com isso, protocolos que enviam um frame e aguardam sua confirmação são ineficientes do ponto de vista de um canal de comunicação full duplex. Para contornar esse problema pode ser usado um sistema de janelas deslizantes. Nesse sistema, o emissor mantém uma janela de transmissão dos frames enviados mas, ainda, não confirmados. Assim, é possível ao transmissor enviar um número maior de frames enquanto aguarda a confirmação do receptor. Essa técnica de retardar temporariamente as confirmações e enviá-las junto com o próximo quadro de dados é conhecida pelo nome de piggybacking (superposição). À medida que o receptor recebe os frames, envia para o emissor a confirmação até qual frame recebeu corretamente. Com base nas informações recebidas do receptor, o emissor desloca a janela de envio os frames já confirmados e transmite novos frames."

Dentro do protocolo de janelas deslizantes há uma técnica de retardar temporariamente as confirmações e enviá-las junto com o próximo quadro de dados que é conhecida pelo nome de piggybacking(superposição).

Fonte:https://www.projetoderedes.com.br/aulas/ugb_redes_I/ugb_redes_I_material_de_apoio_06.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo