A Teoria Estruturalista representou uma inovação no mundo da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1837270 Administração Geral
A Teoria Estruturalista representou uma inovação no mundo da gestão por contribuir para mitigar a dicotomia que vigorava entre os princípios e fundamentos utilizados pelas teorias administrativas da época, trazendo um conceito de abordagem interdisciplinar que sintetizava diferentes abordagens.
Assinale a opção que apresenta um dos principais conceitos trazidos à tona pela Teoria Estruturalista.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre Teoria Estruturalista.

Diante disso, vamos a uma breve conceituação.

Segundo Chiavenato (2018), a Teoria Estruturalista é o desdobramento da Teoria da Burocracia e da Teoria da Teoria das Relações Humanas. O estruturalismo está direcionado para o relacionamento das partes como um todo, o todo é maior do que a simples soma das partes, são as principais características dessa teoria.

Ainda segundo o autor, a teoria estruturalista possui ênfase no estudo a respeito do ambiente dentro das organizações, pois elas são organismos abertos e com constante interação com seu ambiente externo.

A teoria estruturalista possui como conceitos centrais:

- Homem Organizacional – (é o indivíduo que ocupa variados papéis em diferentes organizações, esse homem possui como características: a flexibilidade, a tolerância a frustrações, capacidade de adiar a necessidade de recompensa e o permanente desejo de realização.)

- Conflitos inevitáveis – (o choque entre os interesses dos empregados e os objetivos da organização são inevitáveis e fundamentais no processo social. Esses conflitos estão presentes nos diversos níveis hierárquicos e unidades administrativas.)

- Incentivos mistos – (a teoria estruturalista entendia que os indivíduos precisavam de recompensas materiais e sociais. Para essa teoria os incentivos monetários, psicológicos e monetário são indissociáveis. Tendo em vista que o homem organizacional busca a estabilidade econômica e a realização pessoa.)

Ante o exposto, a alternativa correta é a letra A, uma vez que a Teoria Estruturalista possui ênfase na ideia do homem organizacional. Pois, segundo essa teoria, o homem organizacional está disposto a exercer diversos papéis sociais em seu trabalho com os objetivos de recebimento não só de recompensas financeiras, mas também sociais.


Fonte:

CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 5ª Ed. Barueri SP. 2018.


Gabarito do Professor: Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB A

TEORIA ESTRUTURALISTA

  1. Autor: Etzione;
  2. Ênfase: Estrutura e Ambiente
  3. Concepção do Homem: Homem Organizacional
  4. Características: Adota ideias da teoria clássica, das relações humanas e da burocracia; Análise intra e interorganizacional; Foco no conflito e na transição.

FONTE: MEUS RESUMOS

OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

Atentar para diferença entre Abordagem Estruturalista que envolve ( Teoria Estruturalista + Teoria da Burocracia) e a Teoria Estruturalista propriamente dita.

o Autor Maximiniano inclui a teoria da Burocracia dentro da Abordagem Clássica

a) GABARITO

Homem organizacional: Ser social que vive dentro de uma organização, sob aspectos intra e interorganizacional (principais teóricos - Levi-Strauss e Amitai Etzione)

b) e e) Modelo burocrático

c) e d) Abordagem da Teoria das Relações Humanas

https://blog.portaleducacao.com.br/teoria-estruturalista-entenda-o-assunto/#:~:text=Essa%20teoria%20se%20baseia%20no,a%20mera%20justaposi%C3%A7%C3%A3o%20das%20partes.

Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o “homo economicus” e a Teoria das Relações Humanas “o homem social”, a Teoria Estruturalista enfoca o “homem organizacional”, àquele que desempenha diferentes papéis em várias organizações.

As organizações modernas passaram a demandar um tipo especial de personalidade na qual estejam presentes a flexibilidade, a resistência à frustração, a capacidade de contemporizar as recompensas e o desejo constante de realização. O desejo de receber recompensas materiais e sociais faz com que o homem aceite desempenhar diversos papéis sociais em seu trabalho

A resposta correta é a alternativa A: A ideia de homem organizacional.

A Teoria Estruturalista trouxe a concepção do "homem organizacional", que representa a visão do indivíduo como parte integrante de um sistema organizacional. Essa perspectiva considera que os colaboradores têm motivações, valores, crenças e interesses que podem influenciar seu comportamento no contexto da organização. O homem organizacional é visto como um ser complexo, influenciado por fatores internos e externos à organização, e a teoria busca compreender suas relações com a estrutura organizacional, os grupos e as diferentes variáveis organizacionais.

As demais alternativas não representam conceitos centrais da Teoria Estruturalista. A forma de controle proveniente da dominação racional-legal (B) refere-se à abordagem burocrática da Teoria Clássica. O uso de recompensas sociais e simbólicas (C) está mais associado à Teoria das Relações Humanas. O foco no comportamento dos grupos informais (D) é mais característico da Teoria das Relações Humanas e da Teoria Comportamental. A organização por meio de um sistema de hierarquia funcional (E) também está relacionada à Teoria Clássica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo