Texto para a questão. Num texto narrativo, o leitor é ...
Num texto narrativo, o leitor é obrigado a optar o tempo todo. Na verdade, essa obrigação de optar existe até mesmo no nível da frase individual – pelo menos sempre que esta contém um verbo transitivo. Quando a pessoa que fala está prestes a concluir a frase, nós como leitores ou ouvintes fazemos uma aposta (embora inconscientemente): prevemos sua escolha ou nos perguntamos qual será sua escolha (pelo menos no caso de frases de impacto como “Ontem à noite no campo-santo do presbitério eu vi...").
(Umberto Eco. Seis passeios pelos bosques da ficção. S.Paulo: Cia. das Letras, 2010. p. 12)
A afirmação do autor relativa à obrigação de optar até mesmo no nível da frase individual – pelo menos sempre que esta contém um verbo transitivo justifica-se
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: C
A afirmação do autor traz como exemplo justamente a esse trecho " ...do presbitério eu vi...", quem vê, vê algo, vê alguém, logo é um verbo transitivo direto e ao lermos esse trecho esperamos que algo virá após ele, temos a expectativo que algo venha escrito depois. Dessa maneira se fosse um verbo intransitivo nós não iremos esperar nada, pois a ação já estaria completa e não haveria essa expectativa.
Verbo transitivo:
É o verbo que vem acompanhado por complemento: quem sente, sente algo; quem revela, revela algo a alguém. O sentido desse verbo transita, isto é, segue adiante, integrando-se aos complementos, para adquirir sentido completo. Veja:
S. Simples (1) Predicado (2)
As crianças precisamde carinho.
1= Verbo Transitivo
2= Complemento Verbal (Objeto)
Já o Verbo Intransitivo:
É aquele que traz em si a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido. Sua ação não transita.
Por Exemplo:
O avião caiu.
Espero ter ajudado, caso eu esteja errado, por favor, corrijam-me!
Bom estudo para todos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo