Para defender a tese de que um carro blindado exige mais ate...
Uma blindagem adiciona hoje entre 150 kg (sedã médio) e 250 kg (SUV grande). É algo como dois ou três adultos, o que cria a sensação de dirigir um veículo que está sempre carregado. Por isso, um blindado demanda muito mais atenção na direção do dia a dia. Suas reações são mais lentas e devem ser mais estudadas. Por exemplo, exigem maior espaço para frear. Isso obriga o motorista a dirigir mais distante do carro à frente. Na curva, um veículo alto, como o SUV, tende a apresentar inclinação excessiva, por causa do aumento de peso no alto (nos vidros).
Há ainda cuidados que prolongam a vida útil do blindado, como não bater a porta com a janela aberta: o vidro pode rachar se não estiver todo apoiado no batente. Também não se deve deixar a porta aberta mais que o tempo de entrar e sair, pois o peso extra pode empená-la. E os vidros só podem ser acionados com o motor ligado, para não sobrecarregar o sistema.
(Revista Quatro rodas, junho de 2015.)
Para defender a tese de que um carro blindado exige mais atenção do motorista ao dirigir, são apresentados argumentos relacionados à direção do carro. Sobre tais argumentos, considere:
I - Como as reações de um carro blindado acontecem de modo mais lento, o motorista deve ficar mais distante do carro à frente.
II - Os vidros de um carro blindado podem trincar se as portas forem fechadas com as janelas abertas.
III - Se as portas ficarem abertas durante muito tempo, podem empenar devido ao peso da blindagem.
São argumentos para uma direção segura: