O Manual de Redação da Presidência da República recomenda qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q991062 Redação Oficial

O Manual de Redação da Presidência da República recomenda que as palavras sejam acentuadas graficamente de acordo com os princípios normativos vigentes no Brasil.


Marque nos enunciados a seguir a alternativa que desrespeita essa recomendação.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão exige do candidato conhecimento referente ao emprego da acentuação gráfica das palavras de acordo com os princípios normativos vigentes, que no caso é o "Novo Acordo Ortográfico" que está em vigor desde janeiro de 2016. Vamos à análise:

a) A acentuação que deve ser analisada é a do verbo "poder". O acento circunflexo em tal verbo é chamado de diferencial, pois é ele, conforme o nome já diz, que diferencia o verbo na  terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo - pôde - do verbo na terceira pessoa do singular do presente do indicativo - pode. Sendo assim, como o verbo da frase analisada está no pretérito perfeito do indicativo, o acento circunflexo foi inserido corretamente.
b) De acordo com as regras de acentuação, todas as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente. Com base nisso, podemos afirmar que a da palavra "funcionários" está acentuada corretamente. 
c) A acentuação que deve ser analisada é a do verbo "ter". O acento circunflexo em tal verbo é chamado de diferencial, pois é ele, conforme o nome já diz, que diferencia o verbo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo - têm - do verbo na terceira pessoa do singular do presente do indicativo - tem. Dessa forma, o verbo da frase analisada deve ser acentuado para concordar com o sujeito: Os candidatos não têm condições de pagar uma inscrição tão cara. Sendo assim, este item apresenta erro de acentuação e, portanto, está incorreto.
d)   O Novo Acordo Ortográfico prescreve que devem ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas nos ditongos abertos “éis", “éu(s) ou “ói(s), incluindo-se os monossílabos tônicos. Portanto, a acentuação do vocábulo "constrói" está correta.
e) Após o Novo Acordo Ortográfico, o acento circunflexo não deve ser inserido nas palavras terminadas em "êem" (terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo de crer, ver, dar, etc.) e em palavras com o hiato "oo". Sendo assim, o verbo "creem" não recebe mais o acento e, portanto, está grafado corretamente na frase.
Gabarito: Letra C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

por ser plural, o erro está na acentuação da palavra TEM (deveria ser têm);

letra C

Gabarito C.

O verbo ter recebe o assento indicando que está na terceira pessoa do plural. Eles (os candidatos) não têm condições de pagarem uma prova tão cara. O verbo ter está no plural e o verbo pagar deveria ser flexionado no plural. Lembrando que a questão é sobre acentuação.

Pagar eu;

pagares tu;

pagar ele;

pagarmos nós;

pagardes vós;

pagarem eles.

Gab: C

> Por estar no plural, é necessária a presença do acento diferencial, de forma que a redação correta seria "têm".

Gabarito letra C para os não assinantes. Todas as demais estão corretamente grafadas. A única errada é a letra C, pois o verbo deve concordar com o seu sujeito que está no plural, por isso o "tem" deveria estar acentuado.

Os candidatos não tem (têm) condições de pagar uma inscrição tão cara.

TEM ===> SINGULAR

TÊM ===> PLURAL

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo