Sobre os pronomes de tratamento na redação oficial, as alter...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. Sendo assim, vamos à análise:
a) O Manual determina que "Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa". Dessa forma, a afirmação está correta.
b) Os pronomes de tratamento são empregados no trato com as pessoas, sejam elas de hierarquia superior ou inferior. Assim, tais pronomes permitem que sejam mantidas a formalidade, a impessoalidade e o respeito para com as autoridades. Portanto, a afirmação está correta.
c) Conforme o Manual expõe, o pronome de tratamento deve ser usado de acordo com a autoridade a quem se destina o documento. Por exemplo, para o Cardeal deve ser utilizado o pronome "Vossa Eminência"; já para particulares, deve ser empregado "Vossa Senhoria". Esses exemplos confirmam o que afirma este item, portanto, ele está correto.
d) O pronome de tratamento que deve ser utilizado em comunicação dirigida ao Papa é "Vossa Santidade" e o vocativo correspondente é "Santíssimo Padre". Sendo assim, a afirmação feita neste item está correta.
e) A afirmação feita neste item é contrária a da letra C. Assim, se eu identifico aquela como correta, esta estará incorreta. O pronome de tratamento deve ser usado de acordo com a autoridade a quem se destina o documento, não de forma indiscriminada, ou seja, sem distinção ou ordem. Dessa forma, a afirmação presente neste item de fato está incorreta.
Gabarito: Letra E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
como a questão pede a alternativa errada, os pronomes de tratamento não podem ser usados indiscriminadamente, ou seja, de qualquer forma.
Alternativa: A
Sinceramente fui por eliminação, a palavra "indiscriminadamente" saltou aos olhos.
Bruna, na minha opinião a melhor gramática é A gramatica para concursos de Fernando Pestana.
Até então cada um tem seu lugares na questão de tratamentos...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo