"Os avanços nos sistemas de comunicação tornaram possível qu...
As duas ocorrências do pronome "se" sublinhadas indicam, respectivamente,
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: D
Para lembrar:
- Sujeito indeterminado: é aquele que existe, todavia não se pode indicar exatamente quem é.
Há 3 formas de indeterminar um sujeito:
a) Verbo na 3ª p. do plural. Ex.: Procuraram você por todos os lugares.
b) Verbo na 3ª p. do singular (verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação) + índice de indeterminação do sujeito "SE". Ex.: Vive-se melhor no campo. (verbo intransitivo).
c) Verbo no infinitivo pessoal. Ex.: Era penoso estudar todo aquele conteúdo.
- Voz passiva: é aquela onde o sujeito é paciente, portanto recebe a ação expressa pelo verbo. A voz passiva subdivide-se em dois tipos:
a) Analítica: Verbo SER + particípio do verbo principal. Ex.: A escola será pintada.
b) Sintética: constrói-se com o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador "SE". Ex.: Destruiu-se o velho prédio da escola.
- Pronomes reflexivos: São pronomes pessoais oblíquos que, embora funcionem como objetos direto ou indireto, referem-se ao sujeito da oração. Indica que a ação do sujeito reflete nele próprio. Ou seja, o pronome reflexivo é usado quando quem faz a ação é ao mesmo tempo quem a recebe. Ex.: Eu me cortei ontem (Eu cortei. Cortei quem? Eu mesmo).
- Pronomes recíprocos: O pronome recíproco indica ação mútua entre os sujeitos. Atenção! No caso do pronome recíproco, uma observação inicial é necessária: todo pronome recíproco é um pronome reflexivo, nem todo pronome reflexivo é um pronome recíproco. Portanto, os pronomes reflexivos são gênero do qual os pronomes recíprocos fazem parte.
Fontes:
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf46.php
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf72.php
http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint8.php
http://ligadosbetas.blogspot.com.br/2014/07/pronome-reflexivos-e-pronomes-reciprocos.html
Bons estudos! ;D
Falando somente do "se", temos que ver o contexto; ou seja, está havendo reciprocidade em ambos porque as pessoas falam entre si e também só podem relacionar-se entre sim. Logo os dois "se" têm esse papel.
Tudo contexto e lógica gente, não adianta ficar decorando textos de sites de português, organizem suas ideias na mente, não no papel, o papel deve ser apenas um lembrete da forma que sua mente armazena as informações.
Primeiro, a norma culta não reconhece pronome recíproco. Pela conduta de postar questões no canal, esta aqui está "avariada". Pois a forma como foi pedido o exercício só podemos levar a crer que o pronome recíproco é invenção de banca ou pode ser uma questão de regras gramaticais anteriores, mas vale lembrar que o pronome reflexivo é conhecido por estar ao lado do verbo ou depois dele e a voz passiva, é uma conjugação verbal apassivadora (coisa que é muito pouco cobrado em concursos públicos). Só fazer o bem pessoal, não adianta esquentar a cabeça com as bulas que vivem dando por aí.
Devemos observar a reciprocidade quando existem mais de um ser no sentido da frase, nesse caso "Pessoas".
Exemplo de reflexividade sem reciprocidade = Jorge CORTOU-SE com a faca. Reparem que não envolve outro "ser" mas envolve reflexividade.
Fonte: Prof.a Rose Viana
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo