Diante da necessidade de se promover o uso racional de medic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2131865 Farmácia
Diante da necessidade de se promover o uso racional de medicamentos em prol da melhoria da qualidade de vida do paciente e a padronização dos serviços farmacêuticos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu alguns indicadores do uso de medicamentos como alternativa para descrever e avaliar com segurança os principais aspectos que afetam a prática farmacêutica nas unidades de saúde.
Fonte: DUARTE, Andrezza et al. Indicadores de prescrição médica nas unidades básicas de saúde da família no município de Campina Grande, PB. Revista brasileira de epidemiologia, v. 10, p. 49-156, 2007. Adaptado.
Alguns dos principais objetivos da OMS com o uso desses indicadores são:
I - medir o grau de polimedicação do paciente, visto que é um dos fatores de interações medicamentosas e reações adversas que impactam na segurança do paciente.
II - determinar o número absoluto e relativo de medicamentos prescritos pelo nome genérico, propiciando o controle dos custos de medicamentos e evitando especialidades farmacêuticas, que são mais onerosas.
III - avaliar problemas relacionados à prescrição excessiva e inapropriada de antibióticos, visto que colabora com o desenvolvimento de resistência bacteriana, que pode acarretar graves consequências ao paciente.
Os objetivos I, II e III descritos para avaliar com segurança os aspectos da prática farmacêutica nas unidades de saúde correlacionam-se, respectivamente, com os seguintes indicadores:
Alternativas