Sobre o emprego de pronomes de tratamento em documentos ofic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2287837 Redação Oficial
Sobre o emprego de pronomes de tratamento em documentos oficiais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige.
( ) Os pronomes “Vossa Excelência” ou “Vossa Senhoria” são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor.
( ) Quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução.

A sequência está correta em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os pronomes de tratamento não apenas referenciam atributos à pessoa à qual se destina uma produção textual. Eles também são uma maneira respeitosa de se referir a uma pessoa em relação ao cargo que ocupa.


Vamos identificar o que está adequado ou inadequado em cada afirmação desse exercício:



( ) “Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige.” (BRASIL, 2018, p. 23). CORRETA



( ) Tanto “Vossa Excelência” quanto “Vossa Senhoria” são pronomes usados no tratamento do destinatário no corpo do texto, portanto pode-se afirmar que são usados para se comunicar diretamente com o receptor. Aqui, cabe fazer uma diferença entre a comunicação direta em corpo do texto (próximo à introdução, quando “conversamos” com o leitor) e no vocativo: “No corpo do texto, pode-se empregar os pronomes de tratamento em sua forma abreviada ou por extenso. (...) O vocativo é uma invocação ao destinatário.”  (BRASIL, 2018, p. 23-26)  CORRETA


( ) “Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução.” (BRASIL, 2018, p. 25)  CORRETA




Sequência adequada:  V - V - V.

Gabarito da Professora: Letra A.



REFERÊNCIA:


BRASIL, Presidência da República. Manual de Redação da Presidência da República. 3 ed. Brasília: Presidência da República, 2018. 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(V) Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. LEMBRANDO QUE A CONCORDÂNCIA É FEITA NA TERCEIRA PESSOA.

(V) Os pronomes “Vossa Excelência” ou “Vossa Senhoria” são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor.

SUA É USADO PARA FALAR DA PESSOA

(V) Quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução.

VERDADE, Vossa Excelência PODE SER HOMEM OU MULHER, POR ISSO A CONCORDÂNCIA VAI SER FEITA COM SEU GÊNERO

Letra A

4.1 Pronomes de tratamento

Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige

4.1.1 Concordância com os pronomes de tratamento

Os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor.

Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. 

mas de maneira indireta não se usa sua excelencia?

mas de maneira indireta não se usa sua excelencia? alguém

pode explicar

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo