“A questão do envelhecimento e da longevidade humana é algo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2002367 Psicologia
“A questão do envelhecimento e da longevidade humana é algo que já se fazia presente na mais remota história, seja na busca pela fórmula da eterna juventude, esta associada à felicidade plena; ou como preocupação constante do homem em todos os tempos ...” (Araújo & Carvalho, 2005, pg. 1,2). Em algumas civilizações mais antigas, a valorização pessoal parece vinculada à capacidade física, força, vitalidade, beleza, virilidade; ao passo que em países orientais a velhice é objeto de adoração, uma vez que os jovens procuravam os idosos em busca de conhecimentos e experiência. Considerando todos os avanços legais, sociais, culturais e científicos, no Brasil, que tem garantido um novo olhar sobre o processo de envelhecimento, aponte abaixo a alternativa correta.  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa B.

Discussão sobre o tema:

O envelhecimento e a longevidade são temas que vêm sendo debatidos ao longo da história, e no Brasil, têm ganhado um novo olhar diante dos avanços sociais, culturais e científicos. Este tema aborda a evolução da visão e do tratamento em relação à população idosa, refletindo um aumento no interesse acadêmico e na criação de legislações voltadas à proteção e bem-estar dos idosos.

Justificativa da alternativa correta:

Alternativa B está correta porque destaca que, nos últimos anos, a questão do envelhecimento tem atraído maior atenção, tanto em escala mundial quanto nacional, sendo objeto de estudo para a comunidade acadêmica. Além disso, destaca a implementação de legislações que visam a proteção integral da pessoa idosa, o que reflete as mudanças nas políticas públicas e no reconhecimento da importância dos idosos na sociedade.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A está incorreta porque afirma que as conquistas eliminam a violência contra os idosos. Embora haja avanços, a violência contra idosos ainda é uma realidade e representa um desafio contínuo.

Alternativa C está incorreta porque sugere que a discriminação ocorre por falta de conhecimento científico sobre o ciclo de vida dos idosos. Na verdade, existem muitos estudos sobre os aspectos biológicos, psicológicos, sexuais e sociais do envelhecimento, mas a discriminação pode ser causada por outros fatores sociais e culturais.

Alternativa D está incorreta ao afirmar que não existem possibilidades de desenvolvimento após os 60 anos e que o envelhecimento não é amplamente estudado. Esse pensamento é desatualizado, pois há muitos estudos na Psicologia, Medicina e outras ciências que enfocam o desenvolvimento contínuo e a qualidade de vida na terceira idade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo