No que concerne aos princípios orçamentários, relacione os p...
No que concerne aos princípios orçamentários, relacione os princípios da primeira coluna, com as características a eles relacionadas, contempladas na segunda coluna e em seguida assinale a alternativa correta.
1. Não afetação
2. Especialização
3. Exclusividade
4. Equilíbrio
5. Universalidade
( ) É vedada a autorização de despesas globais destinadas a atender vários tipos de despesas.
( ) O orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes que integram a esfera do governo.
( ) Nenhuma parcela da receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos.
( ) O orçamento deve conter apenas matéria orçamentária.
( ) O montante da receita autorizada em cada exercício não poderá ser superior ao total das receitas estimadas para o mesmo período.
A sequência correta é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A)
http://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/cidadao/entenda/cursopo/principios.html
Questão auto explicativa.
Princípio da Especialização (2) É vedada a autorização de despesas globais destinadas a atender vários tipos de despesas.
Princípio da Universalidade (5) O orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes que integram a esfera do governo.
Princípio da Não afetação (1) Nenhuma parcela da receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos.
Princípio da Exclusividade (3) O orçamento deve conter apenas matéria orçamentária.
Princípio do Equilíbrio (4) O montante da receita autorizada em cada exercício não poderá ser superior ao total das receitas estimadas para o mesmo período.
GAB. A
(2) É vedada a autorização de despesas globais destinadas a atender vários tipos de despesas. PRINCÍPIO DA ESPECIFICAÇÃO: Dispõe que as receitas e despesas deverão constar no orçamento devidamente discriminadas, de forma que seja possível saber qual foi, de fato, o objetivo do gasto ou a fonte de recursos. Exceções: reserva de contingência, investimentos em regime de execução especial.
(5) O orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos Poderes que integram a esfera do governo. PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE (ou Globalização): Todas as receitas e despesas devem estar contidas no orçamento, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Estado. Porém existem casos da administração indireta que não vão apresentar no orçamento todas as despesa e receitas, como as empresas controladas não dependentes.
(1) Nenhuma parcela da receita geral poderá ser reservada ou comprometida para atender a certos e determinados gastos.PRINCÍPIO DA NÃO-AFETAÇÃO OU NÃO-VINCULAÇÃO: Pautada na Constituição de 88 este princípio dispõe que não poderá haver vinculação da receita de IMPOSTOS a nenhum tipo de despesa, fundo ou órgão.
(3) O orçamento deve conter apenas matéria orçamentária. PRINCÍPIO DA EXCLUSIVIDADE (ou Pureza): A lei orçamentária anual não poderá conter matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa. Mas, existem exceções!!!
(4) O montante da receita autorizada em cada exercício não poderá ser superior ao total das receitas estimadas para o mesmo período. PRINCÍPIO DO EQUILÍBRIO: O total das despesas previstas no orçamento não poderá superar o valor total das receitas estimadas para o exercício financeiro respectivo. Trata-se de uma regra de responsabilidade fiscal.
deu pra suar
O montante da receita autorizada em cada exercício não poderá ser superior ao total das receitas estimadas para o mesmo período
Tecnicamente a receita é prevista e a despesa é autorizada. Examinador falhou aqui.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo