Na crônica, o autor cita o “...gerundismo,” (L. 18). Dos ex...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q186936 Português
Na crônica, o autor cita o “...gerundismo,” (L. 18). Dos exemplos abaixo, NÃO constitui um exemplo de gerundismo
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O gerúndio exprime uma ação em curso ou simultânea, ou a ideia de progressão indefinida. Sua combinação com verbos auxiliares define uma ação durativa, cuja significação é determinada pelo auxiliar. 
A frase "Estou almoçando" indica que estou executando a ação durativa de almoçar neste exato e rigoroso momento, por exemplo. Já a expressão "A vida foi passando" denota uma ação durativa realizada progressivamente.

O abuso do gerúndio, ou gerundismo, ocorre, normalmente, na tentativa de expressar ações de execução imediata no tempo futuro com emprego do verbo auxiliar (normalmente estar) e o gerúndio, tais como "vou estar telefonando", "vamos estar publicando", esquecendo-se da caracterização durativa acarretada pelo uso do gerúndio.

AINDA NÃO ENTENDI, ALGUEM PODE EXPLICAR?
O gerúndio expressa uma ação em curso (contínua) ou uma ação simultânea a outra, exprimindo a ideia de progressão indefinida, ou seja, não se denota o final, a conclusão da ação.
Na alternativa errada, repare que tem o verbo estar, no pretérito imperfeito, indicando ação passada em relação ao que se fala...

Acrescento:


»  O uso do gerúndio é errado (gerundismo) se ele for utilizado sem seu sentido de continuidade de tempo: “Eu estarei ligando para você hoje.” Ligar é uma ação única, não dá pra ficar ligando para uma pessoa. O correto é “Eu vou ligar para você hoje.” Não se pode misturar gerúndio com outro verbo que indique movimento único, instantaneidade.


»  Se a frase tiver ideia de continuidade, o uso do gerúndio é totalmente adequado: “Passa lá em casa à tarde, pois vou estar/estarei estudando.”


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo