Leia com atenção as afirmações abaixo. I. Infere-se do text...
Certamente porque não é fácil compreender certas questões, as pessoas tendem a aceitar algumas afirmações como verdades indiscutíveis. É natural que isso aconteça, quando mais não seja porque as certezas nos dão segurança e tranquilidade. Pô-las em questão equivale a tirar o chão de sob nossos pés.
Todavia, com o desenvolvimento do pensamento objetivo e da ciência, certezas tidas como inquestionáveis no passado distante foram colocadas em xeque, dando lugar a um novo modo de lidar com as certezas e os valores.
Questioná-los, reavaliá-los, negá-los, propor mudanças às vezes radicais tornou-se frequente e inevitável, dando-se início a uma nova época da sociedade humana. Introduziu-se o conceito não só de evolução como de revolução.
A certa altura desse processo, os defensores das mudanças acreditavam-se senhores de novas verdades, mais consistentes porque eram fundadas no conhecimento objetivo das leis que governam o mundo material e social.
Mas esse conhecimento era ainda precário e limitado. Basta dizer que, até começos do século XX, ignorava-se a existência de microrganismos − como vírus e bactérias −, o que inviabilizava o tratamento de doenças como a tuberculose.
Esses fatos − que são apenas uns poucos exemplos do que tem ocorrido − tornam indiscutível a tese de que a mudança é inerente à realidade tanto material quanto espiritual, e que, portanto, o conceito de imutabilidade é destituído de fundamento.
(Adaptado de Ferreira Gullar. Folha de S.Paulo, Ilustrada, 06/05/2012)
Leia com atenção as afirmações abaixo.
I. Infere-se do texto que, por mais consistente que pareça, todo fato é passível de ser questionado.
II. O fato de até pouco tempo não haver cura para a tuberculose serve como alicerce para a tese defendida pelo autor: a de que o progresso advém do investimento na tecnologia.
III. O principal argumento do autor é o de que certos conceitos mudam ao longo da história, enquanto outros sempre permanecerão constantes.
Está correto o que se afirma APENAS em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A assertiva I anula a III, uma vez que ambas se contrapõem.
Na I afirma-se que TODO fato é passível de ser questionado.
Na III afirma-se que alguns atos são questionáveis e outros não - logo, a I estaria errada pois generaliza.
Logo, impossível o gabarito ser (c).
Não há no texto referência a qualquer fato inquestionável, o que nos leva ao gabarito (d).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo