Uma paciente de 62 anos de idade, casada, natural da Colômbi...
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O sobrepeso e a dislipidemia compensada estão associados à esteatose hepática vista no ultrassom.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - Certo
A questão aborda um caso clínico de uma paciente com esteatose hepática, indicada por um exame de ultrassom. A esteatose hepática, também conhecida como fígado gorduroso, é uma condição comum em pessoas com fatores de risco como sobrepeso e dislipidemia.
Vamos analisar detalhadamente as informações fornecidas:
A paciente apresenta transaminases elevadas, que são enzimas hepáticas indicativas de dano ou inflamação no fígado. A gamaglutamil transferase (GGT) também está bastante elevada. Embora a fosfatase alcalina esteja ligeiramente acima do normal, suas bilirrubinas, tempo de protrombina e albumina sérica estão normais, o que sugere que há disfunção hepatocelular sem comprometimento significativo da função hepática.
Com base nesses dados, é importante considerar que a combinação de sobrepeso e dislipidemia compensada é um fator relevante para o desenvolvimento de esteatose hepática. Esses fatores de risco são conhecidos por promover o acúmulo de gordura no fígado, especialmente em pessoas que consomem álcool socialmente e têm um estilo de vida sedentário.
Portanto, a afirmação de que o sobrepeso e a dislipidemia compensada estão associados à esteatose hepática é correta. Na ausência de outras condições hepáticas, esses fatores são suficientes para explicar a presença de esteatose, conforme observado na ultrassonografia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo