Mas esse conhecimento era ainda precário e limitado. O ver...
Certamente porque não é fácil compreender certas questões, as pessoas tendem a aceitar algumas afirmações como verdades indiscutíveis. É natural que isso aconteça, quando mais não seja porque as certezas nos dão segurança e tranquilidade. Pô-las em questão equivale a tirar o chão de sob nossos pés.
Todavia, com o desenvolvimento do pensamento objetivo e da ciência, certezas tidas como inquestionáveis no passado distante foram colocadas em xeque, dando lugar a um novo modo de lidar com as certezas e os valores.
Questioná-los, reavaliá-los, negá-los, propor mudanças às vezes radicais tornou-se frequente e inevitável, dando-se início a uma nova época da sociedade humana. Introduziu-se o conceito não só de evolução como de revolução.
A certa altura desse processo, os defensores das mudanças acreditavam-se senhores de novas verdades, mais consistentes porque eram fundadas no conhecimento objetivo das leis que governam o mundo material e social.
Mas esse conhecimento era ainda precário e limitado. Basta dizer que, até começos do século XX, ignorava-se a existência de microrganismos − como vírus e bactérias −, o que inviabilizava o tratamento de doenças como a tuberculose.
Esses fatos − que são apenas uns poucos exemplos do que tem ocorrido − tornam indiscutível a tese de que a mudança é inerente à realidade tanto material quanto espiritual, e que, portanto, o conceito de imutabilidade é destituído de fundamento.
(Adaptado de Ferreira Gullar. Folha de S.Paulo, Ilustrada, 06/05/2012)
Mas esse conhecimento era ainda precário e limitado.
O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab B
a- Pres Ind
b- Pret Imp Ind
c- Pret perf ind
d- Pres sub
e- pret Ind
VA - IA - NHA, já ERA
ela cantaVA
ela IA
ela tiNHA
ela ERA
Tente colocar "naquela época" na frente da frase e vê se fica com sentido de "costume". Dá certo =)
FI-XA-ÇÃO por pretério imperfeito rs
"Pessoal, a FCC simplesmente AMA questões com o pretério imperfeito do indicativo, como é possível notar através das resoluções de questões sobre este assunto. Sabendo disso decorei um "macete" que nunca mais me fez errar qualquer questão com este tempo verbal, espero que seja útil para vocês também!
Tinha uma galinha que miava. Mas, se gato mia, pinto pia.
Se era uma galinha, cacarejava ou se ela era gatinha, miava.
PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO:
IA (er, 2a.conjugação)
AVA (ar, 1a.conjugação)
NHA
ERA (exceção!)"
Fonte: Cristiane Rocha da Costa, Qconcurso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo