De acordo com o Ministério da Saúde, pacientes que tenham t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2172519 Medicina
De acordo com o Ministério da Saúde, pacientes que tenham tido um episódio único de proctite não necessitam de terapia de manutenção. Os demais casos devem manter a terapia por via oral, com o medicamento utilizado na indução, Sulfassalazina ou Mesalazina. Para pacientes que tiverem mais de duas agudizações em um ano ou que não consigam reduzir a dose de corticoide sem nova recidiva, pode-se iniciar a Azatioprina, na seguinte posologia:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - 2,0 a 2,5 mg/kg/dia.

Tema central da questão:

O tema central da questão é o manejo clínico de pacientes com proctite, explorando especificamente a terapia de manutenção e a indicação do uso de Azatioprina. Para resolver a questão, o aluno deve compreender as diretrizes clínicas para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como a proctite, incluindo o conhecimento sobre os medicamentos utilizados e suas dosagens.

Justificativa da alternativa correta:

A Azatioprina é um imunossupressor utilizado em casos de proctite que apresentam mais de duas agudizações em um ano ou quando ocorre dificuldade na redução de corticoides sem surgirem novas recidivas. A dosagem correta para iniciar a Azatioprina, de acordo com as recomendações, é 2,0 a 2,5 mg/kg/dia, o que corresponde à alternativa B.

Análise das alternativas incorretas:

A - 1,0 a 1,5 mg/kg/dia: Esta dosagem é inferior à recomendada para a Azatioprina em casos de proctite recidivante. Dosagens menores podem não proporcionar o efeito terapêutico desejado.

C - 3,0 a 3,5 mg/kg/dia: Esta dosagem é superior ao intervalo recomendado, podendo aumentar o risco de efeitos adversos significativos sem benefícios clínicos adicionais.

D - 4,0 a 4,5 mg/kg/dia: Assim como a alternativa C, esta dosagem é muito além da faixa terapêutica segura e recomendada, gerando um potencial elevado para toxicidade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa B - 2,0 a 2,5 mg/kg/dia. Isso ocorre porque a Azatioprina é um imunossupressor utilizado no tratamento da retocolite ulcerativa, uma doença inflamatória intestinal crônica. A dosagem varia de acordo com a gravidade da doença e a tolerância individual do paciente. No caso apresentado, pacientes que tiverem mais de duas agudizações em um ano ou que não consigam reduzir a dose de corticoide sem nova recidiva podem iniciar a Azatioprina na posologia de 2,0 a 2,5 mg/kg/dia. É importante ressaltar que a dosagem deve ser ajustada pelo médico responsável pelo tratamento de acordo com a resposta do paciente ao medicamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo