Considera-se uma Urgência Hipertensiva a presença de ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A ALTERNATIVA CORRETA É: B. aneurisma de aorta.
ANÁLISE DAS ALTERNATIVAS INCORRETAS:
- A. encefalopatia hipertensiva: Incorreto. A encefalopatia hipertensiva é uma emergência hipertensiva, não uma urgência. Caracteriza-se por disfunção cerebral aguda associada a pressão arterial elevada, com risco iminente de lesão cerebral.
- C. edema agudo de pulmão: Incorreto. O edema agudo de pulmão também é considerado uma emergência hipertensiva, pois está relacionado com risco iminente de insuficiência respiratória e requer controle rápido da pressão arterial.
- D. hemorragia subaracnoidea: Incorreto. A hemorragia subaracnoidea é uma emergência hipertensiva, não uma urgência. É uma condição com risco iminente de morte e danos neurológicos, necessitando de tratamento imediato.
EM RESUMO: A urgência hipertensiva é uma condição em que os níveis pressóricos estão elevados, mas não há sinais de lesão aguda de órgãos-alvo. O aneurisma de aorta pode ser uma complicação de hipertensão crônica, mas, quando ocorre, é uma urgência.
PONTOS CHAVE:
- Emergências hipertensivas são caracterizadas por lesões de órgãos-alvo iminentes, como encefalopatia hipertensiva, edema agudo de pulmão e hemorragia subaracnoidea.
- Urgência hipertensiva refere-se a elevações significativas da pressão arterial sem comprometimento imediato de órgãos vitais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo