A sociedade francesa organizava-se em três estamentos, defin...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114613 História
A sociedade francesa organizava-se em três estamentos, definidos pela origem (nascimento) de seus membros. Sobre a sociedade francesa pré-revolucionária, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O estudo da Revolução Francesa , iniciada em 1789, faz parte do currículo de História na escola básica, tanto no Ensino Fundamental ( segundo segmento) quanto no Ensino Médio. Isto acontece por ela ser o processo histórico de transformação determinante na construção do mundo contemporâneo na parte ocidental do globo. A questão se refere à estrutura social da França pré-revolucionária, que foi um dos motivos estruturais para a eclosão do movimento.

A bibliografia sobre o tema é vasta e variada, a começar com bons manuais de História Geral para escola básica. Vale destacar a publicação de Claudio Vicentino – História Geral Ensino Médio , e aquela de Patrícia Braick e Miriam Becho Mota: História – Das Cavernas ao terceiro milênio , vol 3.

Livros específicos sobre a revolução são de fácil acesso. Há os escritos por Max Gallo ( vários volumes), A Revolução Francesa de Carlos Guilherme Mota, ou o livro de Eric Hobsbawn , de mesmo título. Do mesmo Hobsbawn Ecos da Marselhesa apresenta uma preciosa análise social do processo revolucionário. Uma das alternativa aponta uma ideia correta acerca da Revolução.

 

A)    INCORRETA- É fato que a mobilidade social entre os estados era bastante difícil. Acontecia mais facilmente dentro de cada estado. No entanto, a participação no clero , ainda que no baixo clero, fornecia aos servos e seus descendentes alguma opção.

 

B)     INCORRETA- Os cargos importantes da Igreja Católica eram ocupados por membros da nobreza, até mesmo porque, muitas vezes tais cargos dependiam de algum tipo de pagamento ou de influência política.

 

C)     INCORRETA-O terceiro estado era composto pelos tipos sociais que não tinham privilégios de nascimento ou de posição como nobreza e clero, que eram os estados privilegiados.

 

D)     CORRETA- Os tipos sociais apresentados na alternativa faziam parte do chamado “ terceiro estado" que era o que pagava impostos que eram , em boa parte, usados pela coroa para a manutenção dos privilégios dos outros dos estados, clero e nobreza, que eram isentos do pagamento de impostos diretos. Se a alternativa também incluísse “ burguesia" não estaria errada.

 

RESPOSTA: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta letra D.

A alternativa apresenta as classes da sociedade francesa responsaveis pela sustentação do Regime Absolutista Francês. Todas elas compõem o chamada Terceiro Estado (a parte mais baixa da sociedade à época).

Qual o erro da A?

Gab. D

O terceiro estado(militares de baixas patentes, pequenos comerciantes, pequenos proprietários de terras, metalúrgicos, camponeses) que mantinha o primeiro(clero) e o segundo(nobreza).

Tem umas questões que eu vou te falar...

Realmente, a mobilidade social da França pré-Revolucionária era uma coisa de louco! Parecia até gráfico de day-trade!

Os camponeses/servos sem terra própria não sustentavam a França? É uma loucura esse tipo de questão!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo