O Ministério da Saúde, após a emissão do edital de destinaçã...
49 a 56.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (14)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é Errado (E).
Para entender a questão, é importante conhecer a legislação arquivística brasileira, especialmente no que diz respeito à destinação de documentos e à eliminação de cópias de documentos arquivísticos digitais.
Segundo a legislação, quando falamos sobre a destinação de documentos, estamos tratando de um conjunto de procedimentos e operações técnicas que têm o objetivo de definir o destino final dos documentos. Esse destino pode ser a eliminação, a guarda permanente ou a transferência para outra instituição.
O Arquivo Nacional é a instituição responsável pela gestão de documentos de órgãos e entidades do poder executivo federal. Quando documentos são transferidos ou recolhidos para o Arquivo Nacional, as regras para a eliminação de cópias desses documentos arquivísticos digitais devem ser observadas rigorosamente.
A questão menciona que o Ministério da Saúde elimina as cópias dos documentos arquivísticos digitais após a emissão do edital de destinação. Isso está incorreto porque, segundo a legislação arquivística, a eliminação de documentos arquivísticos, sejam eles originais ou cópias, deve seguir um processo específico e necessita de autorização oficial. Não é simplesmente após a emissão de um edital de destinação que a eliminação pode ocorrer.
Além disso, as cópias de documentos arquivísticos digitais transferidos ou recolhidos ao Arquivo Nacional geralmente têm valor informativo e podem ser necessárias para consulta futura. Portanto, sua eliminação não é automática ou simplificada como sugerido na questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme Resolução nº 24 do CONARQ:
Art. 6º - O órgão ou entidade que transfere ou recolhe documentos arquivísticos digitais manterá uma cópia, até que a instituição arquivística pública emita atestado de validação aprovando o processo de transferência ou recolhimento.
Parágrafo único - A cópia a que se refere este artigo deverá ser eliminada de forma irreversível e por método seguro e comprovado.
Errado, pois não é "edital de destinação" e sim "atestado de validação".
O atestado de validação indica que o processo de transferência ou recolhimento foi concluído. Depois disso, as cópias dos documentos devem ser eliminadas.
Q206697 - EBC 2011
O processo de transferência de documentos digitais de um órgão ou entidade da administração pública à instituição arquivística pública é encerrado com a emissão do atestado de validação. (gab: certo)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo