A respeito do diagnóstico laboratorial da leishmaniose tegum...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036072 Medicina
A respeito do diagnóstico laboratorial da leishmaniose tegumentar, é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A.

Vamos entender o diagnóstico laboratorial da leishmaniose tegumentar e por que a alternativa A é a correta:

A - O diagnóstico de certeza é possível quando se encontra o parasito, ou seus produtos, no tecido ou fluidos biológicos do hospedeiro.

A afirmação é correta porque o diagnóstico de certeza para leishmaniose tegumentar depende da identificação direta do parasito ou de seus produtos no material biológico do paciente. Isso pode ser feito através de métodos como a pesquisa direta em esfregaços de lesões, aspirados ou biópsias, além de testes de cultura.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

B - O teste intradérmico se baseia na resposta de hipersensibilidade do tipo I, sendo positiva nas primeiras quatro semanas do surgimento da lesão cutânea na maioria dos pacientes.

Esta alternativa está incorreta porque o teste intradérmico de Montenegro, utilizado para a leishmaniose, avalia a resposta imune do tipo IV (hipersensibilidade tardia), e não do tipo I. Além disso, a positividade desse teste geralmente ocorre após algumas semanas da infecção.

C - Para pesquisa direta do parasito, é possível apenas a realização da biópsia de fragmento da borda da úlcera suspeita.

Esta alternativa é incorreta porque, além da biópsia, é possível realizar outras técnicas para a pesquisa direta do parasito, como o esfregaço e a cultura de material aspirado de lesões.

D - O PCR é um método diagnóstico baseado na amplificação do RNA do parasito causador da leishmaniose, sendo um método de alta sensibilidade e especificidade, acessível à população.

A alternativa é incorreta porque o PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) geralmente amplifica DNA e não RNA do parasito. Embora seja um método de alta sensibilidade e especificidade, ainda não é amplamente acessível em todas as áreas devido ao custo e à infraestrutura necessária.

Espero que esta análise tenha esclarecido suas dúvidas sobre o diagnóstico laboratorial da leishmaniose tegumentar. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alternativa correta: A - o diagnóstico de certeza é possível quando se encontra o parasito, ou seus produtos, no tecido ou fluidos biológicos do hospedeiro.

justificativa

O diagnóstico de certeza da leishmaniose tegumentar é baseado na demonstração do parasito (Leishmania spp.) ou seus produtos (como antígenos ou DNA) no material biológico do paciente. Isso pode ser feito por métodos diretos, como a pesquisa do parasito por microscopia, cultura ou técnicas moleculares.

análise das demais alternativas

[B]: Incorreta. O teste intradérmico para leishmaniose, conhecido como teste de Montenegro, é baseado na hipersensibilidade do tipo IV (e não do tipo I). Ele é positivo em pessoas com infecção recente ou passada, mas a resposta pode ser observada semanas ou meses após o início da lesão cutânea, não necessariamente nas primeiras quatro semanas.

[C]: Incorreta. A pesquisa direta do parasito pode ser realizada por biópsia de diversos materiais, não se limitando à borda da úlcera suspeita. Pode-se também usar esfregaços de secreções de úlceras, linfonodos ou outros tecidos afetados.

[D]: Incorreta. A PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) é um método diagnóstico baseado na amplificação de DNA (não RNA) do parasito. Embora seja altamente sensível e específica, sua acessibilidade pode ser limitada, já que exige laboratórios especializados e infraestrutura adequada.

resumo

O diagnóstico laboratorial de leishmaniose tegumentar de certeza é feito pela detecção do parasito ou seus produtos nos tecidos ou fluidos biológicos do paciente, com o uso de técnicas diretas como microscopia, cultura e métodos moleculares.

pontos chave

  • O diagnóstico de certeza é feito pela presença do parasito ou seus produtos.
  • O teste intradérmico de Montenegro envolve hipersensibilidade do tipo IV.
  • A PCR amplifica DNA do parasito, sendo sensível, mas nem sempre acessível.
  • A biópsia pode ser realizada em diversas regiões, não só nas bordas das lesões.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo