Sobre o processo de divisão celular meiótica, é correto afi...
Sobre o processo de divisão celular meiótica, é correto afirmar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a divisão celular meiótica. A alternativa correta é a alternativa C.
Alternativa C: Dependendo do grupo de organismos, a meiose pode ocorrer em diferentes momentos do ciclo de vida: na formação de gametas, na produção de esporos e logo após a formação do zigoto.
A alternativa C está correta porque a meiose ocorre em diferentes momentos do ciclo de vida dos organismos, conforme a estratégia reprodutiva de cada grupo. Por exemplo, em animais, a meiose ocorre na formação dos gametas (óvulos e espermatozoides). Em plantas, pode ocorrer na produção de esporos, e em alguns fungos e algas, pode acontecer logo após a formação do zigoto. Essa diversidade mostra a flexibilidade e a importância da meiose na reprodução e variação genética.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A: Na metáfase II se observam os bivalentes na placa equatorial de divisão celular.
Essa afirmação está incorreta porque na metáfase II, os cromossomos alinhados na placa equatorial são individuais e não bivalentes. Os bivalentes, ou tétrades, são observados na metáfase I da meiose.
Alternativa B: A Meiose II é uma fase muito extensa, constituída por 5 subfases: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.
Essa alternativa está incorreta porque essas subfases (leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese) pertencem à prófase I da meiose I e não à meiose II. A meiose II é similar à mitose e não possui essas subfases.
Alternativa D: No diplóteno tem-se a aproximação dos cromossomos homólogos, sendo esses denominados de sinapse dos cromossomos homólogos, que se ligam formando estruturas denominadas bivalentes ou tétrades.
Esta alternativa está incorreta porque a sinapse dos cromossomos homólogos e a formação dos bivalentes ocorrem no zigóteno e não no diplóteno. O diplóteno é a fase em que os cromossomos homólogos começam a se separar, ainda conectados pelos quiasmas.
Alternativa E: A diacinese é o momento em que ocorre o crossing-over, isto é, a troca de segmentos (permutação de genes) entre cromossomos homólogos.
Essa alternativa está incorreta porque o crossing-over (troca de segmentos entre cromossomos homólogos) ocorre no paquíteno da prófase I, e não na diacinese. A diacinese é a última subfase da prófase I, onde os cromossomos se condensam ainda mais e os quiasmas se tornam visíveis.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo