Dizia o pensador Jacques Bossuet: “se Deus retirar sua mão ...
(Jacques Bossuet. Politique tirée des propres paroles de l’Écriture sainte. Publicado postumamente em 1709. Tradução dos autores: Política das Sagradas Escrituras. In: Severiano Montero. História de las CIvilizaciones. Madrid: Akal Ediciones, s/data, p. 201. Adaptado.)
A afirmação de Bossuet inaugurou uma justificativa para o poder do rei na Idade Moderna. Porém, uma ideia semelhante à desenvolvida por Bossuet existia em povos antigos. “O nome da teoria de Bossuet e o povo antigo no qual se pode encontrar similaridade com sua teoria são _____________________, sendo algo parecido existente ____________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O pensador Jacques Bossuet proclamou uma visão em que, assim como a ordem do mundo depende da vontade divina, a estabilidade de um reino está atrelada à autoridade do seu príncipe. Nesse contexto, ele postulou que "se Deus retirar sua mão o mundo voltará ao nada, ao vazio; se a autoridade do príncipe deixar-se de sentir no reino, tudo e todos cairão no caos da maior confusão".
Essa ideia foi posteriormente publicada na obra Politique tirée des propres paroles de l’Écriture sainte, lançada postumamente em 1709. A tradução da obra pode ser referida como "Política das Sagradas Escrituras".
A concepção de Bossuet deu origem a uma justificativa para o poder monárquico na Idade Moderna. Entretanto, esse raciocínio não era novidade absoluta, visto que já existia em civilizações antigas. Ao analisar as ideias de Bossuet, observa-se uma similaridade com a crença no Poder Divino dos Reis, presente em uma sociedade como o Egito Antigo.
Portanto, a opção que completa correta e sequencialmente a afirmação sobre a teoria de Bossuet e o povo antigo onde se encontra um paralelo é a alternativa C - do Poder Divino dos Reis / no Egito Antigo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta letra C.
A teoria do Direito Divino, ou Divino Poder dos Reis, é uma justificativa politico-religiosa que legitima o governante diante de seu povo, neste caso um Imperador/Rei diante dos seus súditos.
Ela seria uma identificação do Rei com alguma figura sobrenatural (seja uma entidade ou deus mitológico) e que justificaria o lugar do governante e que este faria a "vontade de Deus".
Ela basicamente surge com as primeiras formações civilizacionais humanas (incluindo a egipcia como trata o enunciado), porém, é desenvolvida na Idade Moderna para justificar os governos absolutistas que estavam em formação neste período. No caso de Jacques Bossuet, seu ponto de referência era Luis XIV, o maior exemplo da história europeia de monarca absolutista.
Fonte:
https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/download/679/648/
Gab C.
Jacques Bossuet (1627 – 1704) bispo e defensor do poder ''divino'' dos príncipes, assim como Maquiavel e Thomas Hobbes. Foi o teórico responsável por envolver política e religião em sua tese. Ele partiu do pressuposto que o poder real era também o poder divino, pois os monarcas eram representantes de Deus na Terra. Por isso, os reis tinham que possuir controle total da sociedade. Dessa forma, eles não poderiam ser questionados quanto às suas práticas políticas. Assim, o monarca possuía o direito divino de governar e o súdito que se voltasse contra ele estaria questionando as verdades eternas de Deus."
Fonte: "Teóricos do absolutismo europeu" em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/teoricos-absolutismo-europeu.htm
Olá!
GABARITO: C)
.
.
.
.
.
O que significa HISTÓRIA?
História significa "pesquisa", ("conhecimento advindo da investigação") é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado. O termo "História" também pode significar toda a informação do passado que foi guardada em todas as línguas por todo o mundo, por intermédio de registos históricos.
.
.
.
.
.
Bons estudos! ✅
É possível eliminar metade das alternativa só em lembrar que DIVISÃO DOS TRÊS PODERES foi elaborada e por Montisquieu.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo