No campo dos estudos sobre História da África, Alberto da Co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114627 História
No campo dos estudos sobre História da África, Alberto da Costa e Silva diz que: “um visitante holandês do século XVII não escondeu a sua admiração por Benin, uma cidade enorme, cortada por uma longa avenida, que lhe parecia mais larga do que a principal rua de Amsterdã. [...] Vasco da Gama, ao chegar à costa Oriental da África, encontrou portos cheios de navios e de comerciantes de todas as partes do Oceano Índico, bem como casas parecidíssimas com as de Algarves, em Portugal”. 
(Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008, p. 27.)
O olhar de Alberto da Costa e Silva sobre a África e os africanos explicitado na citação anterior se refere à:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O gabarito correto para a questão é a alternativa D, que trata da desconstrução da ideia difundida erroneamente por muito tempo de que o continente africano era atrasado e primitivo se comparado ao europeu.

Essa visão é contraposta pelos relatos que destacam a grandeza e a complexidade das civilizações africanas, como o exemplo de Benin, descrita por um visitante holandês do século XVII com admiração por sua estrutura urbana e grandiosidade, comparável à de importantes cidades europeias da época. Além disso, a referência aos portos da costa Oriental da África, frequentados por navios e comerciantes de diversas partes do mundo, bem como as casas similares às de regiões de Portugal, reforçam a ideia de que a África tinha relevância e desenvolvimento significativos antes da colonização europeia.

Portanto, a afirmação de Alberto da Costa e Silva revela a riqueza cultural e a avançada organização social de algumas regiões africanas, quebrando o estereótipo negativo e reducionista frequentemente associado ao continente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta letra D.

O texto apresenta uma visão, sem o esteriótipo criado pelas analises eurocêntricas que foram difundidas através dos anos pelo conhecimento acadêmico formal.

Várias cidades ou regiões da África tinham alto desenvolvimento comparadas a localidades europeias.

A cidade de Tombuctu, no centro do Mali fundou a Universidade de Sancoré, em 989 d.C., muito antes das primeiras universidades medievais europeias fundadas nos séculos XI e XII. Antes delas também na África foram fundadas a universidade Ez-Zitounaa, em 737 d.C. na Tunísia, a universidade de Karueein, em 859 d.C. - no Marrocos e a universidade de Al-Azhar, em 970, no Egito.

O comércio também era desenvolvido na costa Oriental da África, a região de Zanzibar fazia comércio com a Península Arábica, Oeste da Índia e costa do Irã desde a antiguidade e com a islamização o fluxo aumentou sobremaneira.

Fontes:

https://www.holamon.cat/pt/universidade-de-sancore

https://primeirosnegros.com/al-qarawiyyin-a-primeira-universidade-do-mundo/

https://www.plural.jor.br/colunistas/papel-maquina/uma-fabula-sobre-a-imigracao/

Questão de Interpretação.

Gab D

O autor faz uma pergunta a respeito de como Alberto da Costa e Silva referenciou seus estudos atraves de narrativas de um holandês e Vasco da Gama ou seja esses homens não viam o continente Africano de maneira atrasada ou até mesmo primitivo, eles observavam com estranheza e espanto como podiam ter construções parecidas como no continente europeu.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo