A Contrarreforma foi o movimento de reação da Igreja Católi...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Contrarreforma, também conhecida como Reforma Católica, foi uma série de iniciativas promovidas pela Igreja Católica em resposta ao crescimento das doutrinas protestantes. O objetivo era reformar a estrutura da Igreja e revitalizar sua espiritualidade, além de combater a influência protestante.
As principais ações tomadas incluíram a Inquisição, que teve por função julgar e punir os casos de heresia, e a criação do Index, uma lista de livros proibidos aos fiéis católicos.
Não obstante, a alternativa correta é a letra D. A Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola, teve um papel primordial na Contrarreforma, principalmente na educação e propagação da fé católica. Os jesuítas fundaram colégios e universidades, dedicaram-se ao ensino nos seminários e trabalharam intensivamente na catequese de povos indígenas em diferentes partes do mundo.
A alternativa A menciona o Index, que foi sim uma iniciativa da Contrarreforma, mas não teve como função perseguir ou julgar hereges; essa era a função da Inquisição. A alternativa B se refere à Inquisição, mas ela não organizou todo o movimento da Contrarreforma - esta foi uma tarefa mais ampla e envolveu muitos outros elementos. Quanto à alternativa C, o Concílio de Niceia ocorreu muito antes da Contrarreforma e, portanto, não tem relação direta com as medidas tomadas durante esse período.
Sendo assim, a alternativa D é a que melhor descreve uma das iniciativas tomadas pela Igreja na Contrarreforma e seus efeitos, especialmente no que tange ao papel influente da Companhia de Jesus na reação da Igreja Católica ao protestantismo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta letra D.
Medidas estabelecidas pela Igreja Católica, a chamada a Contrarreforma (1545-1648):
- Estabelecimento do Concilio de Trento (1545-1563);
- Reafirmação dos Dógmas Católicos questionados pelos protestantes: veneração da imagens de santos e da Virgem Maria, venda de indulgência e relíquias sagradas, Infalibilidade papal, celibato;
- Criação do Index - lista de publicações consideradas ofensivas, heréticas, ou antirreligiosas, todas proibidas pela Igreja Católica;
- Reformulação do Tribunal do Santo Ofício medieval, para a Inquisição sob comando, em grande parte dos países católicos da Ordem Dominicana;
- Criação da Companhia de Jesus para promover o trabalho missionário e educacional nas regiões coloniais católicas, na América, África e Ásia - principalmente de Portugal e Espanha.
Fonte:
https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/contrarreforma-novo-folego-ao-catolicismo.htm
Gab.D
Comentários:
A Contrarreforma foi uma reação da igreja católica ao avanço das Reforma Protestante, o Clero se reuniu no conselho de Trento entre 1545 e 1563, para discutir as atitudes da igreja católica perante a catástrofe que a Santa Sé se enfiou.
Index: Lista de todos os livros e obras proibidas pela igreja, que eram atualizados constantemente, nela eram vetados obras que fizessem referencia a heresias, blasfêmia, magia, questões polemicas que envolvessem o nome da igreja, clero e sua santidade. Na prática era censura pura contra o pensamento protestante.
Inquisição: Tribunal da Santa Inquisição, que julgava os considerados ´´hereges´´ sendo alguns condenados a morte através da fogueira, enforcamento e apedrejamento.
Concilio de Niceia: Realizado em 325dc por Constantino I o religioso. Contou com a participação de bispos católicos de Roma e bispos ortodoxos do Oriente. As principais decisões do concilio foram: O feriado de Páscoa, O credo passou a ser a principal profissão de fé católica. A crença em um único Deus e em três pessoas da mesma natureza: Pai, filho e espirito santo. A crença da encarnação de Jesus em figura humana, morte e ressureição...
Companhia de Jesus: A Companhia de Jesus foi criada por Inácio de Loyola, durante a contrareforma para formar padres missionários que pudessem levar a mensagem católica para outras regiões do mundo. Os padres jesuítas, como eram conhecidos os religiosos dessa congregação, embarcaram juntamente com portugueses e espanhóis na conquista do Novo Mundo. Na América, os jesuítas tiveram como missão catequizar os indígenas e estabelecer arcebispados nesses lugares.
Quando se diz "a iniciativa tomada pela Igreja", entende-se que foi a única.
Vamos analisar cada uma das alternativas:
A) Index; que perseguia e julgava os hereges.
O Index, ou “Index Librorum Prohibitorum”, era uma lista de livros proibidos pela Igreja Católica. Foi criado durante a Contrarreforma, no século XVI, pelo Papa Pio V. O Index listava todas as obras que a Igreja considerava heréticas, supersticiosas, polêmicas ou desrespeitosas para com assuntos religiosos. Portanto, essa afirmação está incorreta.
B) Inquisição; instituição que organizou todo o movimento da Contrarreforma.
A Inquisição foi um tribunal da Igreja Católica que julgava hereges. No entanto, a Inquisição não organizou todo o movimento da Contrarreforma. Ela foi apenas uma das ferramentas usadas pela Igreja durante esse período. Portanto, essa afirmação está incorreta.
C) Concílio de Niceia; que estabeleceu as formas de ação da Igreja Católica na Contrarreforma.
O Concílio de Niceia foi o primeiro Concílio Ecumênico realizado pela Igreja Católica, mas ocorreu no século IV, muito antes da Contrarreforma. Portanto, essa afirmação está incorreta.
D) Companhia de Jesus; que visava cuidar da educação nos seminários e também da catequese de índios.
A Companhia de Jesus, ou Ordem dos Jesuítas, foi fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540, durante a Contrarreforma. Os jesuítas se dedicaram à educação e às missões de conversão entre os povos indígenas. Portanto, essa afirmação está correta.
Portanto, D.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo