A política de Assistência Social, legalmente reconhecida co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2004966 Serviço Social
A política de Assistência Social, legalmente reconhecida como direito social e dever estatal pela Constituição de 1988 e pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), vem sendo regulamentada intensivamente pelo Governo Federal, com aprovação pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), por meio da Política Nacional de Assistência Social (2004) e do Sistema Único de Assistência Social (2005). O objetivo com esse processo é consolidar a Assistência Social como política de Estado. Nessa perspectiva, acerca da intervenção profissional na política de Assistência Social, marque a opção CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão sobre intervenção profissional na política de Assistência Social, é preciso compreender que essa política se fundamenta na Constituição de 1988 e na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). A questão central é entender como essa política está se consolidando como uma política de Estado e o papel do assistente social nesse contexto.

A alternativa correta é a E: "A intervenção profissional não deve ser restrita às abordagens que tratam as necessidades sociais como problemas e responsabilidades individuais e grupais."

Justificativa da Alternativa Correta (E):

A alternativa E está correta porque, na política de Assistência Social, o assistente social deve adotar uma perspectiva que compreenda as necessidades sociais como uma questão coletiva e estrutural. Isso significa que o profissional deve reconhecer a responsabilidade do Estado em prover assistência e não reduzir os problemas sociais a falhas ou responsabilidades individuais.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - "O assistente social deve ter como horizonte somente a execução das atividades arroladas nos documentos institucionais." Esta alternativa está incorreta porque limita a atuação do assistente social a seguir estritamente documentos institucionais, ignorando a necessidade de uma análise crítica e contextualizada das desigualdades sociais.

B - "As atividades devem concentrar-se na gestão da pobreza." Essa opção está errada porque a política de Assistência Social vai além de gerenciar pobreza; ela busca promover a inclusão social e a superação das desigualdades.

C - "A organização das atividades sob a ótica da individualização das situações sociais e a abordagem da questão social a partir de um viés moralizante é uma das possibilidades viáveis." Essa alternativa está incorreta, pois reforça a noção de que os problemas sociais são individuais e deve-se evitar soluções moralizantes que culpam os indivíduos pela sua situação.

D - "O atendimento às famílias deve ser restrito aos profissionais do Serviço Social." Esta opção é errada, pois contradiz o princípio da intersetorialidade e do trabalho em equipe, que são fundamentais na política de Assistência Social.

No Serviço Social, é essencial interpretar as questões sociais a partir de uma perspectiva coletiva e estrutural, reconhecendo a necessidade de uma intervenção ampla e estratégica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

e- A intervenção profissional não deve ser restrita às abordagens que tratam as necessidades sociais como problemas e responsabilidades individuais e grupais. 

Meu insta: https://www.instagram.com/estudaservicosocial/

e- A intervenção profissional não deve ser restrita às abordagens que tratam as necessidades sociais como problemas e responsabilidades individuais e grupais. 

Meu insta: https://www.instagram.com/estudaservicosocial/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo