A respeito do protocolo e dos arquivos correntes e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: Quadrix Órgão: CFBio Prova: Quadrix - 2018 - CFBio - Técnico em Arquivo |
Q947205 Arquivologia

A respeito do protocolo e dos arquivos correntes e intermediários, julgue o item subsequente.


No sistema que adota a descentralização das atividades de controle (protocolo) e dos arquivos, o arquivo setorial assume o processamento técnico.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os arquivos podem ser classificados segundo vários critérios. Quando se considera a extensão de sua atuação, os arquivos podem ser setoriais ou centrais (ou gerais).

Os arquivos centrais (ou gerais) são os que concentram todas as atividades arquivísticas em locais específicos (núcleos) para as atividades arquivísticas. Esses locais são previstos em organograma institucional e possuem atribuições específicas.

Os arquivos setoriais são aqueles mantidos nos próprios setores de trabalho, e suas atividades técnicas são executadas pelos próprios profissionais daqueles setores. Neste caso, há somente o local de controle de movimentação de documentos (protocolo) previsto no organograma e com atribuições específicas.


Cabe destacar que somente os arquivos correntes podem ter a configuração de setorial ou central. Os arquivos intermediários e permanentes sempre terão a configuração de arquivo central.


Gabarito do professor: Certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém pode explicar?

No sistema que adota a descentralização das atividades de controle (protocolo) e dos arquivos (correntes), o arquivo setorial (é aquele estabelecido junto aos órgãos operacionais ou arquivos correntes) assume o processamento técnico (ou as atividades de identificação classificação, arranjo, descrição e conservação de arquivos.)



Centralizados os documentos ficam em um só lugar.


Descentralizados os documentos ficam cada um com os seus, exemplo setor de venda tem o seu, financeiro etc

Centralização ou descentralização dos serviços de arquivo

Primeiramente, deve-se ressaltar que a opção por centralizar ou descentralizar os serviços de arquivo é sempre focada na idade corrente, tendo em vista que nas fases intermediária e permanente os arquivos serão sempre centralizados, não havendo possibilidade de descentralização nessas fases do ciclo vital.


Sistema CENTRALIZADO de arquivos correntes representa, além da reunião da documentação em um único local, a concentração de todas as atividades de controle – recebimento, registro, distribuição, movimentação e expedição – de documentos de uso corrente em um único órgão da estrutura organizacional. Frequentemente, designa-se como protocolo e arquivo, comunicações e arquivo, ou outra denominação similar;


A DESCENTRALIZAÇÃO representa a instalação de arquivos em cada departamento de determinada instituição, onde são reunidos todos os documentos do departamento, incluindo os produzidos pelas divisões e seções que o compõem.


 Obedece basicamente a dois critérios:


a) Centralização das atividades de controle (protocolo) e descentralização dos arquivos: AQUI ENCONTRAMOS OS núcleos de arquivo ou arquivos setoriais.


b) Descentralização das atividades de controle (protocolo) e dos arquivos: Neste modelo os arquivos setoriais encarregar-se-ão, além do arquivamento propriamente dito, do registro, classificação, tramitação dos documentos etc.


FONTE: https://www.arquivologiaparaconcurso.com/tpicos-de-arquivologia

meus caros estudantes quando colocar o comentário, favor colocar se esta certo ou errado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo