A Grécia Antiga alcançou um alto grau de desenvolvimento em ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114639 História
A Grécia Antiga alcançou um alto grau de desenvolvimento em diversos campos, com destaque para política, filosofia e economia. Porém, nem mesmo este alto desenvolvimento impediu a ocorrência de crises e a derrocada desta civilização. São considerados fatores responsáveis pelo declínio da Grécia Antiga:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Grécia Antiga é reconhecida por seu alto grau de desenvolvimento em áreas como a política, filosofia e economia. Este notável progresso, contudo, não foi suficiente para evitar crises e o eventual declínio dessa influente civilização.

Entre os fatores que contribuíram para esse declínio, podemos destacar:

  • A intensa rivalidade entre as cidades-estado de Atenas e Esparta, que culminou na devastadora Guerra do Peloponeso. Este conflito enfraqueceu as estruturas políticas e militares das pólis envolvidas, tornando-as mais suscetíveis a invasões externas.
  • As invasões persas e macedônicas, que impuseram desafios adicionais e contribuíram para o agravamento das tensões internas e do esgotamento dos recursos das pólis gregas.

Esses eventos, combinados, comprometeram a estabilidade e a continuidade do desenvolvimento da Grécia Antiga, levando-a ao seu declínio histórico.

A alternativa correta é a letra C, que aponta a rivalidade entre Atenas e Esparta na Guerra do Peloponeso, além das invasões persas e macedônicas como fatores decisivos para o declínio da Grécia Antiga.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta letra C.

A Grécia Antiga nunca chegou a ser unificada pelos próprios gregos. Estes eram várias Cidades-Estados com uma lingua e culturas em comum, porém sem unidade política regional, apenas local. Sistemas de alianças militares e comerciais foram formados com o objetivo de proteção e combater as invasões, todavia nunca passaram para a esfera política propriamente dita. As cidades com maior destaque no período foram Atenas e Esparta, que se uniram momentaneamente durante as invasões Persas, contudo se enfraqueceram durante a Guerra do Peloponeso. Posteriormente, a Grécia acabou por ser dominada pelos reis da Macedônia Felipe II e Alexandre, o Grande.

Gab.C

O fim da Grécia antiga foi em decorrência da rivalidade entre os estados gregos, mesmo com as invasões persas, eles não conseguiam se unir contra os invasores, principalmente Esparta e Atenas buscando a hegemonia da Grécia antiga isso acabou custando caro, pois depois de terem vencido os persas, acabaram brigando entre si nas batalhas do Peloponeso e mesmo que Esparta tenha vencido temporariamente os estados gregos estavam muito enfraquecidos e divididos. O suficiente para os Macedônios liderados por Felipe II com sua cavalaria montada liderada pelo jovem porém extremamente ambicioso Alexandre, não atoa derrotou o batalhão sagrado de Tebas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo