O Brasil colonial vivenciou sociedades com diferentes caract...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114640 História
O Brasil colonial vivenciou sociedades com diferentes características, como pode ser observado ao se comparar o ambiente da cana-de-açúcar com o da mineração. Na sociedade mineradora, houve o desenvolvimento de uma forte burocracia e controle por parte da Coroa Portuguesa e isto foi mais forte do que em qualquer outro local da colônia. Essa burocracia pode ser evidenciada na existência de vários impostos que recaíam sobre os mineradores. Foram impostos cobrados pela Coroa Portuguesa na sociedade mineradora:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre a questão dos impostos cobrados na área mineradora, em função da atividade altamente lucrativa para Portugal, há a publicação de boas obras de História do Brasil, tais como Brasil: uma biografia, de Lilia Moritz Schwarz e Heloísa Starling. E sobre a Europa Feudal a obra de Perry Andersen Passagens da Antiguidade ao Feudalismo é interessante, assim como A sociedade feudal de Marc Bloch.

 

A)      CORRETA- Estes eram impostos cobrados por Portugal na área mineradora , na região de Minas Gerais.

 

B)     INCORRETA- A talha era um imposto feudal e o quinto era o imposto da área mineradora .

 

C)      INCORRETA- O dízimo é um imposto cobrado por igrejas cristãs , católica e algumas evangélicas.  A talha era um imposto feudal.

 

D)     INCORRETA- Ambos os tributos referem-se à Europa medieval feudal

 

RESPOSTA: A

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Finta e quinto.

Resposta letra A.

Finta - Era a forma no pagamento pela população mineradora, de 30 arrobas anuais fixas, que, teoricamente, correspondiam ao quinto.

Quinto - Era a o pagamento de 1/5 do rendimento em ouro, diamantes ou esmeraldas encontrado nas regiões mineradoras.

Sobre as outras alternativas incorretas:

Capitação - imposto pago pelos servos aos senhores feudais, relativos ao número de pessoa, ou seja, por cabeça.

Dízimo - 10% da produção do servo devia ser paga à igreja.

Mão-morta - taxa que os servos tinham que pagar para permanecer no feudo da família da qual trabalhavam, em caso de falecimento do patriarca.

Talha - imposto em que os servos estavam obrigados a entregar cerca de metade de sua produção ao senhor feudal.

Fontes:

https://intranet.policiamilitar.mg.gov.br/conteudoportal/uploadFCK/ctpmbarbacena/10052016093625706.pdf

https://www.historiadomundo.com.br/idade-media/feudalismo.htm

Finta: Estabelecia uma cobrança de 30 arrobas(ouro) anuais junto aos mineradores de cada região controlada pela Intendência das Minas. (Brasil Colonial)

Quinto: Tributo onde vinte por cento de todos os metais e diamantes eram recolhidos pelos mineradores.(Brasil Colonial)

Talha: Era uma obrigação (espécie de imposto ou tributo) pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo. Se colhesse 20 quilos de batata, 10 quilos deveriam ser separados para o pagamento da talha. Este tributo era uma das principais fontes de renda dos senhores feudais. (IDADE MÉDIA)

Dízimo: Como diz na Bíblia 10 por cento de tudo que você ganha.

Capitação: Era um imposto cobrado, principalmente dos colonos, da região aurífera. A cobrança era baseada no conjunto de propriedades(Imóveis, escravos, cavalos e etc) que a pessoa possuía Negros alforriados, trabalhadores livres também tinham que pagar essa capitação, uma espécie de imposto de renda, criada em 1730 sob pena do não pagamento, castigos físicos e prisão.(Brasil Colonial)

Mão Morta: A taxa que os servos tinham que pagar para poderem permanecer no feudo da família da qual trabalhavam, em caso de falecimento do patriarca.(IDADE MÉDIA)

Os impostos cobrados pela Coroa Portuguesa na sociedade mineradora eram divididos em dois grupos principais: impostos diretos e impostos indiretos.

Impostos diretos eram aqueles que recaíam diretamente sobre os mineradores, independentemente da sua atividade econômica. Os principais impostos diretos cobrados pela Coroa Portuguesa eram:

Quinto: era o imposto mais importante, e correspondia a 20% do ouro extraído. Era cobrado nas Casas de Fundição, onde o ouro era fundido e purificado.

Derrama: era um imposto extraordinário cobrado quando a arrecadação do Quinto não era suficiente para atender às necessidades da Coroa. Era cobrado em proporção ao rendimento da mineração.

Dizimo: era um imposto religioso cobrado sobre a renda dos mineradores.

Impostos indiretos eram aqueles que recaíam sobre as atividades econômicas dos mineradores. Os principais impostos indiretos cobrados pela Coroa Portuguesa eram:

Alfândega: era um imposto cobrado sobre as mercadorias importadas e exportadas.

Pedágio: era um imposto cobrado sobre o transporte de mercadorias.

Juros: era um imposto cobrado sobre os empréstimos feitos pela Coroa aos mineradores.

Além desses impostos, a Coroa Portuguesa também cobrava outros tributos, como a derrama de impostos, que era um imposto extraordinário cobrado em proporção ao rendimento da mineração, e o dizimo, que era um imposto religioso cobrado sobre a renda dos mineradores.

Os impostos cobrados pela Coroa Portuguesa na sociedade mineradora eram muito elevados, e contribuíram para o aumento da desigualdade social e para o desenvolvimento do contrabando.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo