Uma organização constatou que o número de faltas ao trabalho...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1624405 Administração Geral
Uma organização constatou que o número de faltas ao trabalho aumentou significativamente no último trimestre, em relação ao anterior. O gerente da área de recursos humanos gostaria de compreender melhor a situação, identificando onde estão ocorrendo as faltas e em que dias da semana.
Para isso, uma ferramenta de gestão da qualidade adequada seria:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para respondermos à questão, vamos à análise das alternativas:

A) ERRADO. O Fluxograma é uma representação gráfica que permite uma fácil visualização dos passos de um processo. Essa ferramenta apresenta uma sequência lógica e encadeada de atividades e decisões. Ela não é recomendável para se segregar informações.

B) ERRADO. A Matriz GUT é a representação de problemas, ou riscos potenciais, através de quantificadores que buscam estabelecer prioridades para abordá-los, visando minimizar impactos. Os problemas são analisados sob os seguintes aspectos: gravidade (G), urgência (U) e tendência (T). Gravidade representa a intensidade ou impacto de um possível dano ou prejuízo causado. Urgência representa a questão do tempo necessário para que o problema seja resolvido. Por fim, Tendência refere-se ao potencial ou probabilidade de crescimento do problema.

C) ERRADO. O Diagrama espinha-de-peixe ou Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que possibilita o entendimento de um processo ou de um problema. Nessa metodologia, todo problema tem causas específicas, ou seja, podemos analisar determinadas causas que estão gerando determinados efeitos. Ela não é uma ferramenta indicada para se separar informações ou dados.

D) ERRADO. O Diagrama de Pareto ou Gráfico de Pareto é uma ferramenta que possibilita ao indivíduo selecionar vários itens ou fatores, de acordo com a ordem de importância. Ele está baseado no Princípio de Pareto ou Regra dos 80/20, o que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas. O gráfico mostra a ordem de prioridades que um gestor deve utilizar para resolver as causas.

E) CERTO. A estratificação é a ferramenta mais adequada para separação de dados e informações. Isso contribui para a identificação de faltas e compreender melhor a situação apresentada. Portanto, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.


Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Estratificação: Permite analisar os dados separadamente para descobrir onde realmente está a verdadeira causa de um problema. Como por exemplo, estratificação por local, por data, por turno, por tipo, etc.

Fonte : https://blogdaqualidade.com.br/estratificacao/

Essa ferramenta é utilizada com o objetivo de “separar” dados e informações, de acordo com suas

particularidades, para que sejam geradas informações mais precisas.

Ou seja, consiste em “estratificar” (separar) dados que vieram de diferentes fontes e estão todos

agrupados da mesma forma.

Fluxograma: é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo ou algoritmo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo. Fonte Wikipedia
GUT, sigla para Gravidade, Urgência e Tendência, é uma ferramenta utilizada na priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas de organizações/projetos.
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe[1], é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.[1] O diagrama foi desenvolvido com o objetivo de representar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”. Esta técnica é utilizada para descobrir, organizar e resumir conhecimento de um grupo a respeito das possíveis causas que contribuem para um determinado efeito. Fonte Wikipedia

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo