No que se refere a arquivos permanentes, julgue o item que s...
No que se refere a arquivos permanentes, julgue o item que segue.
A referência, como atividade do arquivo permanente,
consiste na política de acesso e uso dos documentos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa C.
No contexto dos arquivos permanentes, a questão aborda um conceito fundamental relacionado à atividade de referência. Vamos entender melhor todos os pontos para facilitar sua compreensão.
Os arquivos permanentes são compostos por documentos que possuem valor histórico, cultural, administrativo ou probatório e, por isso, devem ser preservados de forma contínua. Uma das atividades essenciais dentro da gestão desses arquivos é a referência.
A referência, no contexto de arquivos permanentes, refere-se à atividade que envolve a política de acesso e uso dos documentos. Isso significa que a referência está diretamente ligada à organização, ao acesso e à disponibilização dos documentos para usuários, pesquisadores, e o público em geral.
Justificativa da Alternativa Correta (C):
A alternativa C está correta porque define precisamente a função da referência nos arquivos permanentes. A referência é uma prática crucial que assegura que os documentos sejam acessíveis e utilizáveis para os diversos públicos que necessitam deles. Esta atividade envolve a criação de sistemas de busca, catálogos, índices e outras ferramentas que facilitam a localização e o acesso aos documentos arquivísticos.
Análise das Alternativas Incorretas:
Como só temos uma alternativa, basta entender que qualquer definição que não relacione a referência com a política de acesso e uso dos documentos estaria incorreta. A referência não é simplesmente a organização física dos documentos ou a preservação em si, mas sim a atividade que facilita o acesso e utilização dos mesmos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
certo
. Definições
a) Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/administrativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
Obs.: O prazo precaucional (precaução) dos conjuntos documentais deverá ser cumprido nos arquivos intermediários (pressupõe a garantia de direitos).
c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo (vide esquema mnemônico no 2, abaixo):
Esquema mnemônico no 2
corrente → corre → tramita (consulta frequente)
intermediário → transitoriedade (consulta não frequente)
permanente → preservados sempre (matéria-prima da história)
Obs.: Segundo Marilena Leite Paes, as 3 idades são complementares. Cada uma delas “corresponde a uma maneira diferente de conservar e tratar os documentos e, consequentemente, uma organização adequada”.
Serviço de Referência
Conjunto de atividades destinadas a orientar o usuário quanto aos documentos relativos ao tema de seu interesse, aos instrumentos de pesquisa disponíveis e às condições de acesso e reprodução
Gab. CERTO
São 4 as atividades do arquivo permanente: mnemônico- DE CO R AR
Descrição e publicação-> facilitar o acesso aos documentos;
Conservação;
Referência-> Política de acesso e uso dos documentos; (gabarito)
Arranjo-> ordenar os docs. em fundos, as séries dentro dos fundos, e, se for conveniente, os itens documentais dentro das séries.
Complementando, de acordo com Marilena:
Atividades de referência:
Essas atividades se constituem fundamentalmente em estabelecer as políticas de acesso e de uso dos documentos.
Por política de acesso devemos entender os procedimentos a serem adotados em relação ao que deve ou pode ser consultado.
Quanto à política de uso, o arquivo estabelece quem e como devem ser consultados os documentos, indicando as categorias de usuários que terão acesso ao acervo, bem como elaborando o regulamento da sala de consultas.
Fonte: Livro Arquivo: teoria e prática
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo