Com relação às ideias do texto I, assinale a alternativa cor...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A ideia central do texto está localizada entre as linhas 13 a 26, porém creio que essa questão caberia recurso, haja vista que algumas alternativas não deixam de estarem corretas.
Se observarmos as linha 20 a 22, encontraremos a resposta correta.
D) EMBORA A PASSAGEM DA ALTERNATIVA "E" CONSTE EXPLICITAMENTE NO TEXTO, A QUESTÃO "D" É A CORRETA, POIS O APELO DO TEXTO EXCONTRA-SE NELA.
Resposta correta: opção (d)
Abaixo comentário sobre os erros das demais opções:
a) As consequências da violência contra crianças e adolescentes são ainda resultantes de especulações, pois não há estudos científicos relacionados ao grau de nocividade de agressões físicas e psicológicas sobre a mente jovem.
Falsa. O texto afirma claramente que há estudos científicos que afirmam ser contraproducentes e nocivos os comportamentos violentos contra crianças e adolescentes. Tal afirmação pode ser encontrada nas linhas 7 a 10.
b) Estudos científicos constatam que o adulto em geral não é afetado pelos maus-tratos sofridos durante sua infância, uma vez que as agressões são, aos poucos, apagadas da memória, assim como as boas lembranças.
Falsa. Tal afirmativa é negada pelo seguinte trecho do texto: "muitos estudos mostram que a violência, da qual a pessoa é vítima nos primeiros anos de vida, deixa sequelas por toda a existência."
c) A violência, no seio familiar, chaga nascida da inexistência de amor nas sociedades modernas, passa a afetar até mesmo a saúde e a qualidade de vida de milhares de crianças e jovens no Brasil.
Falsa. Em nenhum momento o texto afirma que a violência familiar decorre de inexistência de amor nas sociedades modernas! O texto afirma que a violência é empregada como estratégia para educar e corrigir erros no comportamento de crianças e adolescentes.
e) Os pais brasileiros recorrem, por vezes, a meios violentos para punir exemplarmente crianças e adolescentes que apresentam mau comportamento.
Falsa. Como bem afirmou a colega, o erro foi incluir a expressão "punir exemplarmente". O texto mostra-se contrário à violência doméstica, e, apesar de ter informado que muitas vezes os pais brasileiros recorrem a meios violentos como forma de corrigir os erros no comportamento de crianças e adolescentes, em nenhum momento mostrou-se favorável à tal atitude.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo