Em uma urna X há 10 bolas azuis numeradas de 1 a 10. Em uma ...
Transferem-se, aleatoriamente, 5 bolas da urna X para a urna Z. A seguir, também aleatoriamente, 5 bolas são transferidas da urna Z para a urna X.
Ao final, é correto concluir que na urna X
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: Letra D
É uma questão do princípio da casa dos pombos (ou princípio do azarado). Vejamos:
a) ERRADO. Não podemos fazer essa afirmativa. É possível que o número de impares seja igual ao número de pares (veja a letra D).
b) ERRADO. É possível haver no máximo 10 impares. Para isso acontecer, precisamos tirar 5 pares de X (2;4;6;8;10). Depois, quando pegarmos de volta 5 de Z, precisamos pegar 5 impares. Com isso, teremos 10 ímpares em X.
c) ERRADO. Não podemos afirmar isso, pois tudo vai depender das bolas de Z que forem para X. É possível que peguemos de volta bolas azul (que eram de X). Por exemplo, poderíamos ter a ''sorte'' de pegar 5 vermelhas de Z na hora de voltar para X, fazendo com que vermelhas (5) = azuis (5) na urna X.
d) CERTO. Realmente haverá, no mínimo, 5 bolas impares. Isso ocorrerá quando retirar-se de X todas as impares (1;3;5;7;9). Ao pegarmos de Z (que só tem impar) e devolver para X, obrigatoriamente todas as 5 serão impares. Logo, não tem como haver menos que 5 impares em X. Consequentemente, teremos também 5 pares (tornando a letra A errada).
e) ERRADO. Não podemos fazer essa assertiva, pois nada garante que peguemos uma bola azul na urna Z para devolver para a urna X. É plenamente possível termos 6 azuis e 4 vermelhas, desde que peguemos 4 vermelhas e 1 azul de Z para X.
Isso nao é regra de 3.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo