O sistema de grupos sanguíneos ABO, classifica os tipossangu...
• tipo A: tem unicamente a presença do antígeno A; • tipo B: tem unicamente a presença do antígeno B; • tipo AB: tem a presença simultânea dos dois antígenos; • tipo O: não tem a presença de qualquer dos dois antígenos.
O sistema de grupos sanguíneos Rh classifica os tipos sanguíneospela presença ou ausência do fator Rh.Assim:
• Rh+ (positivo): tem a presença do fator Rh; • Rh− (negativo): não tem a presença do fator Rh.
Assim, por exemplo, o grupo sanguíneo identificado por B+ éaquele que tem a presença do antígeno B, ausência do antígenoA e presença do fator Rh.Em um grupo de pessoas constatou-se que:
• 43 têm sangue do tipo O; • 33 têm a presença do antígeno A e também do fator Rh; • 7 têm a presença do antígeno B e também do fator Rh; • 73 têm a presença do fator Rh.
A quantidade de pessoas desse conjunto com grupo sanguíneodo tipo O− (O negativo) é de,
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (10)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sabe-se que:
43 têm sangue do tipo O;
33 têm a presença do antígeno A e também do fator Rh;
7 têm a presença do antígeno B e também do fator Rh;
73 têm a presença do fator Rh.
- O enunciado nos trás que ao todo são 73 pessoas com a presença do fator Rh (+) no sangue; também trás que 40 pessoas do grupo já têm certeza que possuem o fator (33A+ (+) 7B+), logo: 73 - 40 = 33.
- Sobram 33 pessoas que possuem fator Rh.
- Das 43 que possuem tipo O, subtraímos: 43 - 33 = 10.
- Portanto, no máximo 10 pessoas não apresentarão fator Rh, possuindo sangue tipo O-.
Gabarito: E
May the force be with you!
O enunciado nos diz que há 33 pessoas no conjunto A+ e 7 pessoas no conjunto B+. Sendo assim o máximo de pessoas que poderiam existir seria a soma dos dois: 33 + 7 = 40 Pessoas. Porém, note que segundo o próprio enunciado é possível que existam também pessoas do tipo AB, logo também há a possibilidade de existir uma interseção entre os dois conjuntos. Dito isso, note que o conjunto B é menor que o conjunto A, se assumirmos que todos os elementos do conjunto B são também elementos do conjunto A, teríamos um total de 33 pessoas.
Até aqui, podemos afirmar que existem no máximo 40 pessoas e no mínimo 33 entre os conjuntos A e B positivos. O total de pessoas com RH positivo é 73, se subtrairmos desse valor os conjuntos A e B teremos o total de elementos do conjunto O+. Vamos então fazer as contas:
73 - 40 = 33 (Há no mínimo 33 pessoas cujo tipo sanguíneo é O+)
73 - 33 = 40 (Há no máximo 40 pessoas cujo tipo sanguíneo é O+)
Sabemos então quantos elementos podem existir no conjunto O+, mas repare que a questão nos pede a quantidade de pessoas que pertencem ao conjunto O-. Além disso, o enunciado nos fornece também o total de elementos do conjunto O: 43! Ora, agora é só subtrair as pessoas com sangue O+ desse total e teremos nosso gabarito.
43 - 40 = 3 (No mínimo 3 pessoas são do tipo sanguíneo O-)
43 - 33 = 10 (No máximo 10 pessoas são do tipo sanguíneo O-)
Gabarito portanto é letra E.
OBS: Nosso gabarito é o máximo de pessoas, mas poderia também ter sido o mínimo. Por isso é muito importante trabalhar com a possibilidade de interseção entre os dois conjuntos, na sua prova talvez seja cobrado dessa forma.
Seguimos!!
Questão que complica pela simplicidade. Pelo enunciado é possível pensar que das 33 pessoas com antígeno A, uma parcela de poderia ter também o B.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo