Com referência às informações do texto precedente, julgue o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2466162 Enfermagem

        Na atualidade, o Brasil está lutando contra a dengue em diversas frentes. Nesse sentido, uma técnica que já foi bastante usada é a liberação de machos estéreis no ambiente. Mais recentemente, cientistas brasileiros desenvolveram um inseticida capaz de matar a larva do mosquito a partir do óleo extraído da Xylopia ochrantha (Mart), da Família Annonaceae, que é uma planta nativa da Mata Atlântica. Por outro lado, o governo incluiu a vacina contra a dengue no repertório de vacinas do SUS.


Internet: <metropoles.com> (com adaptações).



Com referência às informações do texto precedente, julgue o item que se segue. 


Se o objetivo for diminuir ou eliminar os espécimes do Aedes Aegypti, o inseticida desenvolvido a partir do óleo Xylopia ochrantha deverá ser pulverizado nos ambientes internos das residências, como quartos, salas, cozinha e banheiros. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos revisar a questão proposta e entender por que a alternativa correta é a letra E (Errado).

A questão nos informa que cientistas brasileiros desenvolveram um inseticida a partir do óleo da planta Xylopia ochrantha. Esse inseticida é direcionado para matar as larvas do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, entre outras doenças.

A proposta da questão é verificar se o aluno compreende o local adequado para a aplicação desse inseticida. A afirmação é de que ele deve ser pulverizado dentro das residências, em locais como quartos, salas, cozinhas e banheiros.

A alternativa correta é E (Errado).

Vamos analisar o porquê:

Justificativa:

1. Biologia do Aedes aegypti: O Aedes aegypti deposita seus ovos em locais com água parada. As larvas se desenvolvem em ambientes aquáticos, como vasos de plantas, pneus velhos, recipientes deixados ao ar livre que acumulam água e outros locais similares. Pulverizar inseticida dentro das residências (quartos, salas, cozinhas e banheiros) não teria eficácia em atingir o principal habitat das larvas que são os recipientes com água parada encontrados, na maioria das vezes, em áreas externas ou em locais específicos dentro de casa.

2. Uso do Inseticida: Os inseticidas direcionados para larvas do mosquito devem ser aplicados diretamente nas águas paradas onde as larvas estão se desenvolvendo. Pulverizar em ambientes internos não atingiria o objetivo principal de eliminar as larvas, pois elas não se encontram nesses locais.

3. Estratégia de Controle: A estratégia mais eficaz de controle do Aedes aegypti envolve a eliminação de criadouros de água parada e a aplicação de larvicidas diretamente nesses criadouros. Além disso, outras medidas complementares, como campanhas de conscientização para que a população evite deixar recipientes com água parada, são fundamentais.

Portanto, a afirmativa da questão de que o inseticida deve ser pulverizado nos ambientes internos das residências está errada, pois não atingiria as larvas do mosquito que se encontram em criadouros externos e locais com água parada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ao analisar a questão proposta, percebemos que ela contém uma afirmação errônea na medida em que sugere que o inseticida desenvolvido a partir do óleo de *Xylopia ochrantha* deveria ser pulverizado nos ambientes internos das residências para diminuir ou eliminar os espécimes do *Aedes aegypti*. O erro reside no fato de que o texto-fonte menciona explicitamente que o inseticida é capaz de matar a larva do mosquito. As larvas do *Aedes aegypti* desenvolvem-se em água parada, não em ambientes secos como quartos, salas, cozinhas e banheiros, a menos que haja recipientes com água parada que possam servir de criadouros. Portanto, o uso eficaz desse inseticida seria em locais onde há acúmulo de água parada, como pneus velhos, potes de plantas, calhas e outros locais ao ar livre ou mesmo dentro de casa, mas sempre em pontos que possam acumular água. O controle dos mosquitos adultos, por outro lado, poderia envolver tratamentos dentro das residências, mas isso geralmente é feito com outros tipos de inseticidas, não especificamente com produtos destinados a matar larvas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo