Um paciente de 60 anos de idade procura atendimento médico p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Hepatologia |
Q1673785 Medicina
Um paciente de 60 anos de idade procura atendimento médico por dor intensa inédita em fossa ilíaca esquerda, associada a distensão abdominal e prisão de ventre. Nega febre ou vômitos. Já fez uma tomografia há um ano, para investigar nefrolitíase, apresentando achado de diverticulose colônica.
Quanto ao caso clínico apresentado e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Os antibióticos indicados poderiam ser quinolona e metronidazol oral por sete dias.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, é importante entender que estamos lidando com um paciente que possui diverticulose colônica e apresenta sintomas que podem sugerir um episódio de diverticulite. A diverticulite ocorre quando há inflamação ou infecção dos divertículos no cólon, que são pequenas bolsas que podem se formar na parede intestinal.

O paciente tem 60 anos e apresenta dor intensa na fossa ilíaca esquerda, além de distensão abdominal e prisão de ventre. Esses são sintomas clássicos de diverticulite, embora a ausência de febre e vômitos possa ser atípica. Como ele tem um histórico de diverticulose, isso reforça a suspeita clínica de diverticulite.

A questão afirma que os antibióticos indicados poderiam ser quinolona e metronidazol oral por sete dias. Esta é uma abordagem comum no tratamento ambulatorial de diverticulite leve a moderada. As quinolonas, como o ciprofloxacino, são eficazes contra bactérias gram-negativas, enquanto o metronidazol é eficaz contra anaeróbios. Juntos, eles cobrem a maioria dos patógenos envolvidos na diverticulite.

Alternativa correta: C - certo

Justificativa: A alternativa está correta porque a combinação de quinolona e metronidazol é um esquema antibiótico adequado para tratar diverticulite não complicada. Este tratamento é comumente prescrito e segue diretrizes clínicas aceitas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. O paciente apresenta sinais e sintomas de diverticulite, que é uma inflamação dos divertículos presentes no cólon. O tratamento inicial para a diverticulite não complicada é feito com antibióticos, como quinolona e metronidazol, por um período de sete a dez dias. No entanto, é importante destacar que o tratamento deve ser sempre prescrito por um médico, que avaliará a gravidade do caso e indicará o melhor esquema terapêutico. É importante também que o paciente siga corretamente as orientações médicas para a completa resolução do quadro clínico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo