Julgue o item que se segue.O artigo 37 da Constituição da Re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2220889 Direito Constitucional
Julgue o item que se segue.

O artigo 37 da Constituição da República Federativa do Brasil determina que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, improbidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata sobre a Administração Pública, cujas disposições estão primordialmente previstas nos artigos 37 a 41 da Constituição Federal. 
Especificamente na questão foi exigido o conhecimento do artigo 37, caput, da Constituição Federal. O caput do artigo 37 da Constituição Federal apresenta os princípios da Administração Pública, aduzindo que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Não haveria como a improbidade ser um princípio da Administração Pública, pois ela atente justamente contra a própria Administração Pública.

Gabarito da questão: errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

Não é improbidade !!!!

Legalidade: A administração pública deve atuar de acordo com a lei, respeitando os limites e diretrizes estabelecidos pela legislação.

Impessoalidade: Os atos administrativos devem ser objetivos, visando ao interesse público, sem favorecimentos ou discriminações.

Moralidade: A administração deve pautar-se por princípios éticos e morais, agindo de forma justa e íntegra.

Publicidade: Os atos administrativos devem ser transparentes e acessíveis ao público, garantindo o direito à informação dos cidadãos.

Eficiência: A administração pública deve buscar alcançar resultados satisfatórios e realizar suas atividades de forma eficiente, buscando o melhor uso dos recursos disponíveis

Portanto, o princípio de eficiência é um dos pilares fundamentais que devem ser observados na atuação da administração pública no Brasil.

CF/88

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

Um recurso que, sem dúvida, ajuda os candidatos: LIMPE. São princípios da Administração Pública, seja direta ou indireta: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA À CONVICÇÃO!

Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo