Leia atentamente o texto e assinale a alternativa correta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC Provas: IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Turismólogo | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Economista | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Arquiteto | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Engenheiro Florestal | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Médico - Veterinário | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Auditor de Controle Interno | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Engenheiro de Tráfego | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Enfermeiro | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Médico - Clínico Geral | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Fonoaudiólogo | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Contador | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Fisioterapeuta | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Historiador | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Cirurgião Dentista | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Terapeuta Ocupacional | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Jornalista | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Engenheiro Químico | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Engenheiro Agrônomo | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Biomédico | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Biólogo | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Engenheiro Civil | IBFC - 2019 - Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC - Nutricionista |
Q2698747 Português

Leia o texto “Como o conceito tradicional de masculinidade afeta os meninos?” dos escritores Tory Oliveira e Paula Calçade, para responder às questões de 1 a 8 a seguir.




Como o conceito tradicional de masculinidade afeta os meninos? (adaptado)




Deixar de dizer que ama um amigo, não poder abraçar quem se gosta, esconder seus sentimentos e não poder chorar. Para muitos meninos, essas são algumas das regras não escritas das masculinidades. Nascido dos debates sobre gênero, o conceito de masculinidades abarca as regras sociais delimitadas aos homens para que eles construam sua maneira de agir consigo, com o outro e com a sociedade. Muito cedo se aprende que a pena para quem não seguir um código estrito, que define a masculinidade, é ser visto como “menos homem”, associado à feminilidade, e, assim, estar vulnerável à violência e ao bullying dos pares.


Segundo Marcelo Hailer, pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças, da PUC- SP, “A narrativa social valoriza homens brancos, heterossexuais, fortes, com condições econômicas favoráveis”. Para o pesquisador, a escola pode ser um campo de cobranças dessa performance masculina. A ausência de discussões sobre o impacto disso para meninos e meninas pode resultar em violência dentro do ambiente escolar. “Enquanto não houver debate nas escolas, esses valores vão continuar resultando em violência física e psicológica, porque não há outras alternativas para essas crianças lidarem com as angústias e dúvidas em outros lugares também”.


“A maneira como os garotos são criados faz com que aprendam a esconder os sentimentos por trás de uma máscara de masculinidade” afirma o psicólogo americano William Pollack no documentário “A Máscara em Que Você Vive” (2015). Disponível atualmente na Netflix, o filme introduz o debate sobre masculinidades de maneira acessível, mostrando como essa construção rígida do que é ser homem impacta a vida, a educação e a saúde de meninos. “Os homens têm dificuldade de expressar aquilo que sentem. Em geral, isso se dá por meio da violência: quando está triste, com raiva, quando sente medo ou insegurança, em todos esses aspectos, a violência é uma fuga muito grande. Temos uma dificuldade de entender os sentimentos e de lidar com eles de maneira não violenta”, explica Caio César Santos, professor de Geografia, youtuber e pesquisador de masculinidades desde 2015.


(Fonte: Nova Escola)

Leia atentamente o texto e assinale a alternativa correta.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra D.

Tanto a fala de William Pollack quanto a de Caio César Santos discutem a dificuldade dos homens em expressar seus sentimentos e emoções, e a violência como uma fuga para essas emoções reprimidas. 

Temos uma relação de concordância entre as falas.

Redação para concursos: @obrabodaredacao

MJCP

Ao encontro de =/= De encontro a

a importância de saber diferenciar =

ir de encontro

ir ao encontro

a importância de saber diferenciar =

ir de encontro

ir ao encontro

Macetado Interpretação de Texto ⚡

"Interpretar textos é uma arte, e deve ser treinada"

Existem termos que anulam as alternativas e isso faz com que não seja preciso ler o texto para se afirmar as informações. Isso fica muuito claro na alternativa "a".

Vamos à análise:

A) Por não serem escritas, as regras que definem o conceito de masculinidades geram dúvidas, impedindo que todos os meninos as sigam.

  • Com toda certeza, mesmo sem ler o texto, essa afirmação é totalmente errada. Veja que quando se diz "todos os meninos as sigam" é considerado um cenário de 100%. Isso quer dizer que se apenas um único menino não seguir, a afirmativa já é inválida. em 99,99% do casos, quando há uma generalização absoluta, a alternativa é errada.

Observem que isso se repete na alternativa "b"

B) Os homens e meninos que não seguem os códigos da masculinidade tradicional tornam-se vulneráveis à violência, por serem considerados “femininos”, ao se unirem afetivamente a pessoas do mesmo sexo, formando entre si pares afetivos.

  • Quando se fala em "os homens e meninos" está se generalizando todos. Alternativas assim tendem a estar erradas. Não é nem preciso ler o texto para que isso se concretize.

Na alternativa "c" temos um cenário um pouco diferente

C) Na frase ”Para o pesquisador, a escola pode ser um campo de cobranças dessa performance masculina.”, o pesquisador defende que a escola é um espaço onde se pode permitir o comportamento masculino tradicional, estimulando a competição e performance, para obter, assim, melhores resultados pedagógicos.

  • Dificilmente um autor vai se posicionar de forma absoluta em uma idea que reflete na sociedade. Assim, quando se fala em "comportamento masculino tradicional" tende a ser uma afirmativa incorreta. Isso acontece porque os textos apresentados em concurso público tendem a expor uma ideia e não tentar convercer os alunos.

⭐ Lembrando que resolvi a questão sem ler o texto. Eu resolvi a questão e depois eu li.

"Lembrem-se, é importante ler os textos para que se crie e se transforme o hábito da leitura. Enquanto estuda, leia os textos!."

Gabarito Alternativa | D |

★ Polícia Militar do Estado do Paraná — 2025

"Agradeço aos meus mestres Rodrigo Sales, Yara Coeli, Raquel Massinhan e João Batista pelos ensinamentos da Língua Portuguesa e pelas formas que aprendi de interpretar textos e questões"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo