Assinale a alternativa em que a pontuação empregada segue a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622365 Português

Leia o texto para responder à questão:

Juventude, velhice


    A cultura brasileira é cruel no quesito idade. Dizer que uma pessoa é – ou parece – jovem é um elogio, e chamar de velho é uma maneira de insultar, geralmente usada quando não encontram outra coisa para falar daqueles de quem não gostam, com quem não concordam.
    A rigor, o assunto idade nem deveria existir – a não ser, é claro, quando se trata de ajudar os que não podem viver com independência, precisando de cuidados especiais porque infelizmente têm sérios problemas de saúde.
    Na minha última viagem, percebi que em Paris, por exemplo, ninguém é apontado como jovem ou velho, disso não se fala. As pessoas são como são, e ninguém perde tempo carimbando ninguém; simplesmente não tem importância.
    Mas aqui no Brasil, ai da mulher que é ou foi bonita, quando os anos vão chegando. Essas não são perdoadas, e a idade que têm é assunto de discussão.
    Por isso, ainda não cheguei aos 70, mas resolvi aumentar a minha idade, e se me perguntam, digo que acabei de completar 91 anos; assim, corro o risco de ouvir um “mas que incrível, não parece”, o que é sempre bom de ouvir.

                                (Danuza Leão. Folha de S.Paulo, 29.01.2012. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a pontuação empregada segue a norma-padrão.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa A.

Vamos entender o porquê:

A questão aborda a correta aplicação da pontuação de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa. Para resolver essa questão, é fundamental conhecer as regras de uso de vírgulas, pontos e outros sinais de pontuação, além de compreender como esses elementos estruturam as orações e frases para garantir clareza e coerência no texto.

Alternativa A - Mas aqui no Brasil, quando os anos vão chegando, ai da mulher que é ou foi bonita!

Essa alternativa está correta porque utiliza a pontuação de forma adequada. A vírgula após "Brasil" separa a oração principal da oração subordinada, e a vírgula após "chegando" separa o complemento do vocativo “ai da mulher”. O ponto de exclamação ao final é apropriado para dar ênfase à expressão "ai da mulher".

Alternativa B - O assunto idade, a rigor, nem deveria existir a não ser é claro; quando se trata de ajudar os que não podem viver com independência.

Está incorreta por dois motivos principais: o uso inadequado do ponto e vírgula e a falta de vírgula após "é claro". A frase correta seria: "O assunto idade, a rigor, nem deveria existir, a não ser, é claro, quando se trata de ajudar os que não podem viver com independência."

Alternativa C - As mulheres que foram bonitas, essas (não são perdoadas) e a idade que têm é assunto de discussão

Essa alternativa apresenta pontuação inadequada e o uso incorreto de parênteses. A frase correta seria sem os parênteses e com vírgula adequadamente posicionada: "As mulheres que foram bonitas, essas não são perdoadas, e a idade que têm é assunto de discussão."

Alternativa D - Na minha última viagem a Paris, percebi que ninguém: é apontado como jovem ou velho.

Incorreta devido ao uso inadequado dos dois pontos. Os dois pontos não são necessários nessa estrutura. A frase correta seria: "Na minha última viagem a Paris, percebi que ninguém é apontado como jovem ou velho."

Alternativa E - Por isso – ainda não cheguei – aos 70, mas resolvi aumentar a minha idade para 91 anos.

Está incorreta pelo uso indevido dos travessões. Os travessões interrompem o fluxo da frase de maneira inadequada. A frase correta seria: "Por isso, ainda não cheguei aos 70, mas resolvi aumentar a minha idade para 91 anos."

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Mas aqui no Brasil, quando os anos vão chegando, ai da mulher que é ou foi bonita!

Vírgula corretamente isolando oração subordinada adverbial temporal.

GABARITO A

A) Mas aqui no Brasil, quando os anos vão chegando, ai da mulher que é ou foi bonita!

Usamos vírgulas diante de orações subordinadas adverbiais temporais.

___________________________________________________________________

B ) O assunto idade, a rigor, nem deveria existir a não ser é claro; quando se trata de ajudar os que não podem viver com independência.

Não é um uso adequado para o ponto e vírgula.

Segundo a gramática ;

Usamos ponte e vírgula para :

1) Separar orações coordenadas assindéticas, normalmente entre trechos já separados por vírgula (ou outros sinais de pontuação), marcando uma enumeração. – As leis, em qualquer caso, não podem ser infringidas; mesmo em caso de dúvida, portanto, elas devem ser respeitadas. 

2) Separar vários itens de uma enumeração (frequente em leis). Art. 1 o A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I – a soberania;

3) Separar orações coordenadas cuja conjunção “implícita” é facilmente percebida. – Comeu muito na festa, exageradamente; não conseguiu ir à aula de hoje. (= Comeu muito na festa, exageradamente, por isso não conseguiu ir à aula hoje.)

4) Separar orações coordenadas adversativas e conclusivas com conectivo deslocado. – Ficarei com esta; não posso pagá-la à vista, porém

____________________________________________

C) As mulheres que foram bonitas, essas (não são perdoadas) e a idade que têm é assunto de discussão.

Vírgula usada de forma inadequada.

D) Na minha última viagem a Paris, percebi que ninguém: é apontado como jovem ou velho.

Não se separa sujeito do verbo por pontuação.

________________________________________________________-

E) Por isso – ainda não cheguei aos 70, mas resolvi aumentar a minha idade para 91 anos.

não cheguei aos 70

Não se separa sujeito do verbo por meio de vírgulas.

___________________________________________________--

Fontes:

F. Pestana

Alexandre Soares.

Equívocos? Notifique-me! Bons estudos!

Bom lembrar que a conjunção adversativa "mas", é a unica conjunção adversativa que não pode ter a virgula empregada depois, exceto se vir intercalada com outra conjunção. (Mas, como andam de baixo de chuva, eles conseguiram o que buscavam.)

é só ler com calma e respeitar as vírgulas.

gaba A

Mas aqui no Brasil, quando os anos vão chegando, ai da mulher que é ou foi bonita!

oração subordinada adverbial deslocada para ordem indireta deve ser isolada por vírgulas!

pertencelemos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo