Homem de 28 anos procura a atenção básica devido à congestão...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1900779 Medicina
Homem de 28 anos procura a atenção básica devido à congestão nasal frequente, rinorreia e espirros frequentes. Não possui história de prurido ou lacrimejamento. Já realizou testes cutâneos que mostraram ser ele alérgico a ervas e grama. Já fez uso de clorfeniramina para sua alergia, mas abandonou devido à sonolência. No exame físico não apresenta eritema conjuntival e aparentemente não há desvio do septo nasal.
Assinale a opção que indica o medicamento mais eficiente para tratamento diário deste paciente, nesse momento.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e entender qual é a melhor opção de tratamento para o paciente descrito.

O tema central da questão é o tratamento adequado para sintomas alérgicos nasais persistentes, como congestão nasal, rinorreia (coriza) e espirros frequentes. Esses são sintomas típicos de rinite alérgica, uma condição comum que ocorre quando o sistema imunológico reage a alérgenos, como ervas e grama, que são comuns nos testes cutâneos do paciente.

A alternativa correta é: A - Corticoide nasal tópico.

Justificativa: Os corticoides nasais tópicos são considerados o tratamento mais eficaz para sintomas nasais persistentes de rinite alérgica. Eles ajudam a reduzir a inflamação local, diminuindo os sintomas de congestão, coriza e espirros. Além disso, têm um perfil de segurança favorável para uso a longo prazo e não causam efeitos colaterais sistêmicos significativos, como a sonolência que o paciente experimentou com a clorfeniramina.

Analisando as alternativas incorretas:

B - Inibidor do leucotrieno: Estes medicamentos são usados principalmente para asma e podem ter algum benefício para rinite alérgica, mas não são tão eficazes quanto os corticoides nasais para sintomas nasais persistentes.

C - Descongestionante nasal oral: Eles proporcionam alívio temporário da congestão nasal, mas não são adequados para uso diário a longo prazo devido aos possíveis efeitos colaterais sistêmicos, como aumento da pressão arterial.

D - Descongestionante nasal tópico: Embora eficazes para alívio rápido da congestão, seu uso prolongado pode levar a um efeito rebote, causando uma piora da congestão nasal quando o uso é interrompido.

E - Anti-histamínico oral não sedante: Estas medicações são eficazes para sintomas como prurido e espirros, mas têm menor impacto na congestão nasal quando comparados aos corticoides nasais.

Portanto, para esse paciente específico, o corticoide nasal tópico é a opção mais adequada para tratamento diário e eficaz de seus sintomas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para essa questão é a alternativa A – Corticoide nasal tópico. O paciente apresenta sintomas de rinite alérgica, como congestão nasal, rinorreia e espirros frequentes. Além disso, a história de alergia a ervas e grama sugere que a causa da rinite seja alérgica. O uso de antihistamínicos orais pode não ser eficaz no tratamento da rinite alérgica persistente, e o uso de descongestionantes nasais orais pode levar a efeitos colaterais, como aumento da pressão arterial e insônia. Os corticoides nasais tópicos são a escolha mais eficaz e segura para tratar a rinite alérgica, pois eles reduzem a inflamação e os sintomas alérgicos nas vias aéreas superiores sem causar efeitos colaterais sistêmicos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo