Entre 1894 e 1945 ocorreram mudanças que modernizaram as est...
Entre 1894 e 1945 ocorreram mudanças que modernizaram as estruturas sociais, econômicas e políticas do Brasil. A respeito desse período histórico, julgue o item seguinte.
O primeiro período Vargas (1930–1945) foi marcado por
várias iniciativas — promoção do sistema educativo,
sistematização e ampliação da legislação trabalhista e apoio
à industrialização — e por medidas políticas — acordo político
de 1932 com a oligarquia paulista, tortura a presos políticos,
censura à imprensa durante o Estado Novo, e a adesão de
Getúlio Vargas ao integralismo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO.
Não foi feito acordo político na Revolução Constitucionalista de 1932 com a oligarquia paulista, pelo contrário, ciente da iminente derrota militar e das implicações da provável ocupação da capital pelas forças getulistas, a então Força Pública de São Paulo (atual Polícia Militar de São Paulo) comandada pelo Coronel Herculano de Carvalho e Silva, juntamente com o comandante supremo do Exército Constitucionalista, o General Bertoldo Klinger, obtiveram um armístico e se engajaram na negociação junto ao General Pedro de Aurélio de Góis Monteiro para o fim definitivo do conflito.
em complemento, dizer em "adesão de Getúlio Vargas ao integralismo" é forçar uma barra tbm!
Só para complementar, os integralistas apoiaram Vargas achando que conseguiriam apoio, mas Vargas os colocou na ilegalidade assim como fez com o Partido Comunista, em 1938
Acredito que o acordo político de 1932 mencionado na questão não foi referente aos termos que puseram fim à guerra civil, mas a percepção por Vargas de que a oligarquia paulista era uma força política que não poderia ser desconsiderada. Assim, o "acordo político" com SP envolveu a nomeação de um interventor civil, Armando de Sales Oliveira, e a convocação para a Assembleia Constituinte, na qual a Frente Única por São Paulo Unido obteve expressiva vitória.
Errado por dois motivos. Não houve acordo político com os paulitas na Revolução Constitucionalista de 1932 e Getúlio Vargas não se aliou aos integralistas. Desenvolveu uma política onde buscava o equilíbrio tanto com os integralistas (extrema direita) como com os comunistas (extrema esquerda).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo