Na formação das palavras “conservacionismo” e “preservacion...
Leia o Texto 1 para responder à questão.
Texto 1
13/03 – Dia do conservacionismo
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - derivação sufixal.
A questão aborda a formação de palavras na Língua Portuguesa, especificamente o processo morfológico envolvido na criação dos termos "conservacionismo" e "preservacionismo". Para resolver essa questão, o aluno precisa compreender os diferentes processos de formação de palavras, como derivação, composição, hibridismo, e derivação imprópria.
Vamos analisar cada alternativa:
B - derivação sufixal (correta): A derivação sufixal ocorre quando um sufixo é adicionado a um radical para formar uma nova palavra. No caso das palavras "conservacionismo" e "preservacionismo", temos os radicais "conservação" e "preservação" (ambos substantivos) que recebem o sufixo "-ismo", resultando em novos substantivos que designam movimentos ou ideologias. Portanto, essas palavras foram formadas pelo processo de derivação sufixal.
A - hibridismo (incorreta): O hibridismo ocorre quando uma palavra é formada por radicais de origens diferentes, por exemplo, um radical do latim e outro do grego. As palavras "conservacionismo" e "preservacionismo" são formadas por radicais e sufixos de origem latina, não configurando um hibridismo. Portanto, essa alternativa está incorreta.
C - composição (incorreta): A composição é o processo de formação de palavras que reúne dois ou mais radicais, formando uma nova palavra, como em "passatempo" ou "girassol". As palavras em questão não são compostas, mas derivadas, porque são formadas pela adição de sufixos a um radical. Então, esta alternativa também está incorreta.
D - derivação imprópria (incorreta): A derivação imprópria ocorre quando uma palavra muda de classe gramatical sem sofrer alteração em sua forma, como "café" (substantivo) que pode se tornar "café" (adjetivo) em "cor café". As palavras "conservacionismo" e "preservacionismo" não mudaram de classe gramatical, mas sim foram formadas pela adição de sufixos. Portanto, esta alternativa está incorreta.
Assim, a alternativa correta é B - derivação sufixal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab B
“(conservação) conservacionismo” e “(preservação) preservacionismo”
É praticando que se aprende
GABARITO - B
Derivação sufixal é um tipo caracterizado pelo acréscimo de um afixo a uma palavra primitiva.
ser nominal (“ajudante”);
verbal (“saborear”);
ou adverbial (“atualmente”).
Bons Estudos!!!
Processo de formação de palavras ( a Idecan gosta muito desse assunto)
O gabarito é a derivação sufixal = as palavras são formadas pelo acréscimo de sufixos ( elemento que vem depois do radical, por exemplo: ada, ado, ismo, mente, ista e dentre outros =
preservacionismo/ conservadorismo/
Bons estudos :))
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo