Quanto à preservação e à conservação de documentos e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: Quadrix Órgão: CFBio Prova: Quadrix - 2018 - CFBio - Técnico em Arquivo |
Q947242 Arquivologia

Quanto à preservação e à conservação de documentos e tecnologias aplicadas a arquivos, julgue o item a seguir.


Os microfilmes originais resultantes de microfilmagem de documentos sujeitos à fiscalização, ou necessários à prestação de contas, poderão ser eliminados.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - errado.

Vamos entender melhor o porquê.

A questão aborda a temática da preservação e conservação de documentos arquivísticos, especificamente focando na microfilmagem de documentos e suas implicações legais.

De acordo com a legislação arquivística brasileira, especialmente a Lei nº 8.159/1991 (que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados) e o Decreto nº 1.799/1996 (que regulamenta o uso da microfilmagem), os documentos microfilmados não podem ser eliminados se forem originais de documentos sujeitos à fiscalização ou necessários à prestação de contas.

O próprio Art. 9º do Decreto nº 1.799/1996 estabelece que "os documentos originais de valor permanente ou de valor fiscal e probatório, microfilmados, somente poderão ser eliminados após autorização da autoridade competente do órgão ou entidade geradora do documento, ouvido o responsável pelo arquivo permanente, ou seu substituto legal".

A questão, portanto, está errada porque sugere que os microfilmes originais desses documentos poderiam ser eliminados. Na realidade, eles devem ser preservados para garantir a integridade e a possibilidade de auditoria futura desses documentos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. ERRADO.

 

MICROFILMAGEM DE SUBSTITUIÇÃO – Ocorre quando o documento microfilmado não tem valor permanente (secundário), podendo, dessa forma, ser eliminado. Assim, libera espaço nos arquivos corrente e intermediário. Como o documento original (no suporte papel) será eliminado, substituiremos o mesmo pelo microfilme.


MICROFILMAGEM DE PRESERVAÇÃO – Ocorre quando o documento original tem valor permanente (secundário). Por essa razão, mesmo microfilmado, ele nunca poderá ser eliminado. Será preservado em definitivo. A razão da microfilmagem é preservar o documento original, sendo utilizado o microfilme para fins de consulta.

 

Valentini, Renato - Arquivologia para concursos / Renato Valentini. – [4. ed.]. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013

No arquivo permanente, a alteração do suporte da informação devido à microfilmagem pode ser utilizada como medida para preservação do acervo, mas esses documentos não podem ser eliminados após terem sido microfilmados ou mesmo digitalizados.

errado

outras questões ajudam a entender


(CESPE - 2017 - SEDF)

Após a microfilmagem, os documentos de arquivo podem ser eliminados, salvo os de valor permanente.

GABARITO:CERTO.


(Analista - Arquivologia; Ano: 2011; Banca: CESPE; Órgão: TRE-ES) - Lei nº 5.433/68 – Microfilmagem

De acordo com a legislação em vigor, o original do documento permanente microfilmado não pode ser eliminado.

GABARITO: CERTA.


(CESPE - 2013 - Telebras - Técnico em Gestão de Telecomunicações)

No arquivo permanente, a alteração do suporte da informação, devido à microfilmagem ou digitalização, pode ser utilizada como medida para a preservação do acervo, pois possibilita a redução do manuseio dos documentos originais. No entanto, de acordo com a legislação, esses documentos não podem ser eliminados, mesmo após terem sido digitalizados ou microfilmados.

GABARITO: CERTA.


bons estudos!

A digitalização de documentos não garante o ganho de espaço físico no arquivo, pois a cópia digitalizada não possui validade jurídica e, por esse motivo, não é possível eliminar os documentos impressos. Essa é uma questão que, quando cobrada em prova, pode enganar a maioria dos candidatos.





Prof. Elvis Correa - Gran Cursos

GABARITO: ERRADO.

O próprio decreto que regula a microfilmagem de documentos oficiais (D1799) responde a questão, veja:

Art. 13. Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor.

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo